sábado, 2 de julho de 2011

Baladas GLS ganham espaço na noite amazonense


As opções de baladas para o público formado por gays, lésbicas e simpatizantes vêm crescendo a cada ano na capital amazonense, visto que a cidade tem se mostrado cada vez mais aberta e tolerante para com essa comunidade.

A tendência que se torna cada vez mais evidente na cidade, pode ser observada nas casas noturnas que aderem à bandeira do movimento. Várias delas já se adaptaram a fim de acolher esse público. E novos lugares são criados para atender esse segmento específico.

A maioria das casas consideradas gay friendly estão concentrada no centro de Manaus, visto que a região foi escolhida e acolhida há tempos pelo público GLS. São bares, boates, lojas e restaurantes que, mesmo não se definindo como ambientes gays propriamente ditos conseguem fazer com que seus clientes sintam-se mais confortáveis que em outros locais, sem deixar com que seu público heterossexual deixe de freqüentar.

Proprietários desse tipo de estabelecimento, longe de serem apenas politicamente corretos, sabem bem do alto poder de compra dos consumidores gays, considerados fundamentais para agitar as casas noturnas.
Orsine Oliveira Júnior, proprietário da Pin Ups Club (casa noturna com estilo inspirado nos anos 60), adotou essa linha de pensamento. Inaugurada no ano passado com um conceito diferenciado, a boate traz atrações à diversidade sexual e acabou tornando-se um concorrido ponto de encontro de descolados.

"Um amigo deu a idéia de abrirmos uma casa noturna semelhante a uma famosa boate de São Paulo, a The Week. Então, eu e minha sócia voamos até lá e percebemos que era um mercado em expansão. A partir daí, resolvemos trazer esse novo conceito para a cidade de Manaus. Procuramos durante um bom tempo uma casa no centro da cidade, que tivesse uma área externa bem ampla e com piscina. E assim foi surgindo a Pin Ups Club".

O empresário conta que enfrentou preconceito quando teve a idéia de iniciar um negócio que atendesse a todos os tipos de público. "Muitas empresas ainda têm receio de associarem sua marca ao mercado gay, nos Estados Unidos isso já não acontece. Mas creio que com o tempo isso possa mudar, já obtivemos um grande avanço".

Não há dúvidas de que foi feito um ótimo investimento. A cidade agora possui um mais novo conceito em balada, a boate Pin Ups Club, funciona todos os sábados e em algumas sextas e domingos. E com esse novo empreendimento, porque não dar uma conferida.


Simpatizantes


Muita gente também aproveita o clima animado que as baladas e bares gays oferecem.

Para a auxiliar administrativa Jennifer Albuquerque, antigamente as opções eram muito mais restritas. "Hoje em dia há várias baladas desse tipo e as pessoas estão cada vez menos incomodadas. Tanto que, se vêem muitos héteros em baladas destinadas ao público GLS", opina.


LabF5 Serviços


Pin Ups Club



Endereço:
Avenida Joaquim Nabuco, 314 – Centro

Funcionamento:
Sextas e Sábados a partir das 23h

Informações:
(92) 8112 8702

Site Oficial:
 http://www.pinupsclub.com.br/


Por Afrânio Gomes e Rianna Carvalho

Dica de Livros




  
Por Mariana Lima


As férias estão começando e para você não ficar apenas parado em frente a televisão, preparamos uma lista com dicas de livros pra se ler nas férias


  1. Flores Azuis - Carola Saavedra. O mistério que existe na chegada diária de cartas de um remetente anônimo na caixa de correio de Marcos, um arquiteto recém-separado. As cartas envolvem o personagem causando um impacto devastador em sua vida, transformam-se em uma obsessão e fazem com que ele enxergue claramente as diferenças entre ele e a ex-mulher e suas idiossincrasias. O capítulos são intercalados entre cartas e o reflexo delas na vida de Carlos.
O Autor: Carola nasceu em 1973 no Chile, mas mora no Brasil. Flores Azuis é o terceiro livro da carreia da escritora.



  1. Leite Derramado – Chico Buarque. Um homem muito debilitado começa a delirar e lembrar sobre sua vida em um leito de hospital. As histórias de um velho homem, suas paixões e aventuras são escritas de uma forma que o leitor acaba tornando-se o personagem principal do livro.
O Autor: Leite Derramado é o quarto livro da carreira de escritor do cantor e compositor Chico Buarque. Ganhou prêmio Jabuti em 2010, premiação máxima da Literatura Brasileira.



  1. Venenos de Deus, Remédio do Diabo – Mia Couto. O livro entrelaça a vida de Bartolomeu, de sua rancorosa mulher, Munda, da ausente e filha do casal, Deolinda, do dedicado Doutor "Sidonho", bem como de Suacelência, o suarento e corrupto administrador de Vila Cacimba, um lugarejo imerso em poeira e cacimbas (neblinas) enganadoras. São vidas feitas de mentiras e ilusões que tornam difícil diferenciar o sonho da realidade.
O Autor: O Mia Couto nasceu em 1955 em Moçambique. É o escritor moçambicano mais traduzido. Possui 12 romances publicados, Venenos de Deus, Remédio do Diabo é a sua 11ª publicação.


  1. Até o Dia Em Que o Cão Morreu – Daniel Galera. O livro conta a história de um homem que não consegue se desprender da adolescência. Até que entra em sua vida um cachorro e uma modelo chamada Marcela e ele precisa optar entre um cotidiano sem riscos emocionais e instabilidade das paixões que se anunciam.
O Autor: Galera é um jovem escritor paulista nascido em 1979. Até o Dia em Que o Cão Morreu é o seu terceiro livro e foi filmado por Beto Brant com o nome de Cão sem dono.


Boas férias e ótima leitura!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Monster


Monster é uma mangá direcionado para o público adulto e criado por Naoki Urasawa. Lançado no Japão entre 1994 e 2001 o mangá rendeu 18 volumes encadernados. O mangá é lançado no Brasil pela Editora Conrad.
A história de Monster é complexa e se diferencia em muito do que os brasileiros estão acostumados quando ouvem falar sobre "desenhos japoneses". Esqueçam as lutas épicas e poderes sobrenaturais. Monster é um mangá sóbrio com ares de romance policial.
A histórica começa com uma citação bíblica do livro do Apocalipse:
Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”
Somos então levados à Alemanha, no ano de 1986, e o doutor Kenzo Tenma é o melhor neurocirurgião no Eisler Memorial Hospital em Düsseldorf . A carreira e a vida pessoal de Tenma parecem não poder melhorar: ele está prestes a ser promovido e esta noivo da filha do diretor do hospital, Eva. Mas tudo isso muda no dia em que duas emergências ocorrem na mesma noite. Um operário turco sofreu um acidente no trabalho, quando uma viga caiu em sua cabeça e ele precisa ser imediatamente operado e o único que pode fazer a cirurgia é o dr. Tenma. No mesmo momento, um famoso cantor de ópera precisa de uma cirurgia que somente Tenma pode fazer. A política do hospital faz com que Tenma opere o cantor muito embora o operário tenha chegado primeiro.
Depois disto, o doutor Tenma entra em um profundo dilema sobre a importância da vida humana. Semanas se passam até que Tenma novamente precisa decidir entre operar o prefeito da cidade que prometera uma generosa doação ao hospital ou salvar a vida de um menino que fora baleado na cabeça, durante uma invasão em sua casa, onde seus pais foram mortos e sua irmã gêmea entrara em choque profundo. Tenma decide salvar o menino e é quando sua carreira começa a decair e Eva rompe o noivado. Mais tarde, os responsáveis pela queda de Tenma aparecem mortos e os gêmeos desaparecem. Em meio a tudo isto Tenma é promovido a cirurgião chefe.

Nove anos mais tarde uma onda de assassinatos de casais de meia idade acontece na cidade e Tenma descobre que  o responsável é o menino que ele salvara a nove anos atrás. Agora ele tem que parar o monstro que ele salvou. 



Por Agatha Rayza

E o Terminal Pesqueiro, quando sai?

Por Mariana Lima

               Hoje chega ao fim a semana em comemoração ao pescador. A Assembléia Legislativa do Estado, único órgão legislativo que ainda não está de férias, preparou uma solenidade para data. Mas os pescadores não têm muito o quê comemorar, o Terminal Pesqueiro, obra que auxiliaria o armazenamento e a venda dos peixes locais, previsto para ter sido entregue em 2005 ainda não tem previsão para ser utilizado.
                A estrutura física está pronta e devido a falta de uso e manutenção começa a se deteriorar. O solo em que foi construído o prédio está cedendo antes mesmo de começar as atividades no local. Um grupo de geólogos do CPRM visitou o local ano passado e constatou as irregularidades de se construir um prédio de tamanho porte sob solo inapropriado.
                A obra é de responsabilidade da Prefeitura, cujos trabalhos realizados foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Após ser concluída deveria ter sido entregues ao Ministério da Pesca que se responsabilizaria pela administração e compras de equipamentos para o armazenamento do pescado.
 A Seinf afirma que entregou a obra em setembro de 2010. O coordenador do Ministério da Pesca em Manaus afirma que repassou a parte burocrática para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) que se comprometeu em comprar os equipamentos necessários. Segundo O Departamento de Infra-estrutura Aquaviária do Dnit, órgão situado em Brasília, a prefeitura ainda não repassou três documentos necessários, entre eles o Alvará de Funcionamento, para começar a comprar os equipamentos.
Há mais de 5 anos os pescadores em Manaus desperdiçam toneladas diárias de peixe por falta de armazenamento adequado.
               


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festas em Postos de Gasolina criam engarrafamentos em Manaus

Por Mariana Lima



           Quem acredita que um simples happy hour pode parar as vias de uma cidade? Em uma pesquisa realizada em Redes Sociais, 6 a cada 10 pessoas acredita que não, mas... Será?
A cada ano cresce o número de amazonenses que frequentam festas em postos de gasolina. O local é ponto de encontro de amigos dispostos a curtir a noite e aproveitar o espaço para conversar, beber e ouvir música, características de qualquer outro happy hour. O que muita gente não sabe é que esse hábito está atrapalhando o trânsito e a vida de muitas pessoas.
A procuradora de Justiça, Jussara Pordeus, ficou presa em um engarrafamento ao deixar uma amiga no aeroporto: “Escolhi ir pela Estrada do Turismo por ser uma via de trânsito rápido e próxima à minha casa. No entanto, para a minha surpresa, fiquei 30 minutos parada! As três vias estavam ocupadas por carros devido a uma festa no Posto de Gasolina próximo do local. Por muito pouco minha amiga não perdeu o voo”.
Em 2006, o então governador do Amazonas Eduardo Braga, assinou a Lei n 2.958 que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas dentro de postos e lojas de conveniências. Segundo a publicação do Diário Oficial do Estado de 07/07/2006, a proibição é para prevenir “criminalidade, acidentes e propagação da comercialização de drogas lícitas e ilícitas” e deve ser fiscalizada diariamente por funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O estudante de engenharia  A.A.*, 21, frequenta happy hours em postos de gasolina há 3 anos. Segundo ele, seu grupo de amigos nunca foi abordado por nenhum funcionário do Estado: “Nunca pediram para que saíssemos, o máximo que nos aconteceu foi um funcionário do próprio posto pedir para que baixássemos o som porque estava com dor de cabeça”.
A Lei Estadual prevê ainda que, após receber a notificação, o proprietário do estabelecimento e o consumidor têm até 10 dias para apresentar defesa. O valor da multa varia entre R$ 10,641 e R$ 106,41.

* O entrevistado pediu pra não ser identificado.

O perigo do elefante branco

Um elefante branco, literalmente

Um elefante branco, uma metáfora
Antes de tudo, isso não é uma matéria sobre animais, é mais importante, é sobre seu dinheiro, aquele que será utilizado na Copa. No vocabulário do futebol, elefante branco é aquela obra faraônica, exuberante e cara, que não serve para nada. Mais especificamente é um estádio onde cabem 30 000 pessoas, com o custo de 500 milhões para ser construído e só vão 500 a 1000 pessoas. O problema é que é necessário um grande público para valer o investimento.

Pensa comigo, se eu alugo um espaço para 20 pessoas, pagando 100 reais e cobra de cada um entrada de 5 reais para arcar com o espaço, mais só duas vão, ou seja, só consigo 10 reais para cobrir aqueles 100 reais investidos. Faz sentido? Nenhum. E esse é o grande problema da Arena Amazônia, como pagar por ela. 

O legado de Manaus é o mais preocupante por esse motivo. A revista Placar em janeiro de 2011 deu a esse quesito o conceito 'exige atenção' e para viabilidade financeira, 'preocupante'. Segundo a revista, o "estádio será inteiramente pago com dinheiro público" e  que "o alvo investimento na construção do estádio dificilmente será recuperado".

O planejamento do estado é ter pelo menos um time do Amazonas nas principais divisões, séries A e B, "nossa primeira preocupação é que tenhamos uma equipe do futebol amazonense até a Copa de 2014 despontando no cenário brasileiro" afirmou a SEJEL ao Lab F5. É uma solução, se lembrarmos do São Raimundo na série e o público médio de 11 000 pessoas, chegando a 20 000 pessoas em clássicos, como contra o Paysandu, por exemplo.

Mas as perspectivas são boas, uma entrevista feita pelo Lab F5 com algumas pessoas, que gostam de futebol, mostra a vontade de irem ao estádio, pois todos responderam que irão ao novo estádio com mais frequência. O preocupante é que nenhum torce para um time do Amazonas, e nenhum frenquetava o estádio antes. O que torna mais necessário transformar os jogos em algo que as pessoas queiram ir.

É para ficar de olho. É uma grande quantidade de dinheiro, nosso, que pode ser investido em um mau negócio, em um bicho que ninguém quer ter como o animal de estimação, o tal do elefante branco.

Neymar, o menino da capa da Veja

Edição de 29 de junho de 2011
Craque da seleção, salário de 1 milhão por mês, campeão do Paulista, Copa do Brasil e Libertadores, desejados pelos maiores clubes da europa e... 19 anos.Este é Neymar, jogador do Santos e essa semana, capa da Veja. 

O subtítulo da capa já surpreende: "Finalmente surge um craque da linhagem de Pelé". Isso faz que com que ignoremos Zico, Socrátes e Falcão. E ainda mais, a reportagem conta que Luis Álvaro, presidente do Santos, para manter Neymar no clube, contou que a cadeira de ídolo do Brasil estava vazia desde Ayrton Senna, ignorando Ronaldo. Um importância enorme. 

Mas não é a toa, não é só do talento. Neymar desde os 7 anos vem sendo preparado para isso. Um treinador percebeu que ele tinha mais coordenação motora de que seus amigos e começou a treiná-lo para ter resistência física e treino de fundamentos do futebol como chute.

E hoje em dia tem um staff de grande estrela. Assessor de comunicação próprio e um assessor do clube que o acompanha para que não fale besteiras, um fisiologistas, um time de professores de línguas estrangeiras, um psicólogo, um fonoaudiólogo e um time de executivos para cuidar das suas finanças.

Além disso, seu pai educa ele para ser responsável, dando-o 'apenas' 10 000 do salário dele e o proibindo de algumas coisas, como tatuagens muito grande e beber bebidas alcoolicas. Mesmo assim, comete algumas irresponsabilidades como engravidar uma menina de 17 anos e brigar com um treinador, mesmo assim, não mancha sua reputação de novo ídolo nacional. Esse é Neymar, capa da revista de maior circulação do Brasil.

 

Auto-hemoterapia: polêmica médica

Nos últimos anos surgiu uma prática que apesar de não certificada pela medicina vem entrando cada vez mais em uso. Trata-se da Auto-hemoterapia e, de forma simples, consiste em retirar entre 5ml à 20ml de sangue de uma veia e injetá-lo de volta diretamente em um  músculo, sem o acréscimo de nenhuma substância.

Segundo o Dr Luiz Moura em um vídeo produzido por Ana Martinez e divulgado na internet, a prática estimula o aumento dos macrófagos, células que ajudam o organismo a se defender de infecções eliminando bactérias, células cancerígenas etc. Ao injetar o sangue no músculo, a porcentagem normal de macrófagos que é de 5% sobe para 20%. A técnica deve ser repetida semanalmente para continuar havendo benefícios, já que ao fim de 5 a 7 dias, a porcentagem começa a cair, voltando ao estado inicial. De acordo com praticantes, esta técnica teve êxito em doenças como bronquite, alcoolismo, encefalite, hipertensão arterial, entre outros. 

A teoria ainda não foi comprovada através de estudos aprofundados e reconhecidos pela medicina. Por isso, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, condenou a prática, porque não se sabe até onde isso pode afetar negativamente os pacientes. E não é permitido que profissionais da saúde façam esse procedimento.


O médico Dr. Luiz Moura já foi processado duas vezes por fazer apologia à auto-hemoterapia, mas foi inocentado de ambos. Para Geane Doval, praticante da técnica, "Eles (os médicos) não querem fazer a divulgação por causa do custo ser quase zero. A pessoa não adoece, não compra remédio e não precisa pagar tantas consultas no médico."

É válido dizer ainda que é preciso ter muito cuidado caso resolva fazer uso da técnica. Faça muitas pesquisas, consulte vários profissionais e preste atenção em todo o material utilizado no procedimento.

Por Afrânio Gomes e Thamires Clair

Abalo Sísmico




Mais um terremoto atingiu hoje, quinta feira,  a costa japonesa, próximo à cidade de Miyagi, a mesma cidade que foi devastada por um terremoto de 9 graus na escala Richter  e tsunamis no dia 11 de Março.

O novo tremor de 7,4 de intensidade já totalizou quatro vítimas fatais e dezenas de feridos e embora um alerta de tsunami tenha sido emitido após o tremor.

Área de Terremotos 

O Japão localiza-se bem em cima da área onde as placas tectônicas Norte-Americana, Filipinas e Eurásia se  encontram, no famoso local chamado de Círculo de Fogo do Pacífico, e em consequência disso o país está mais propenso à terremotos e vulcões.  Mais de oito mil terremotos acontecem no país que mantém sua arquitetura o mais preparada o possível para tais fenômenos.




Por Agatha do Valle

SEGeT 2011


Em sua oitava edição, o SEGeT, Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia pretende continuar o trabalho de intercâmbio de informações entre estudiosos de gestão e de desenvolvimento tecnológico. Realizado na cidade de Rezende no Rio de Janeiro, o evento acontecerá este ano em outubro nos dias 19, 20 e 21. 

Através de palestras, mini-cursos, apresentação de artigos e posters, esta é uma oportunidade de estudantes de várias partes do país mostrarem suas pesquisas e além disso aprenderem muito sobre o que anda acontecendo de novo em diversas áreas do conhecimento, tais como: 

- Automação e Controle
- Administração Estratégica
- Administração da Produção
- Estruturas e Processos Organizacionais
- Gestão Econoômica e Financeira
- Gestão de Pessoas
- Gestão Universitári
- Logística 
- Pesquisa Operacional
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Tecnologia de Produção Automotiva
- Tecnologia da Informação

Para os interessados, é preciso apresentar os trabalhos até o dia 11 deste mês. A lista dos trabalhos aprovados sai só no mês seguinte, dia 29 e os seus autores podem se inscrever no evento de 1 a 15 de setembro. Os que apenas irão participar como ouvintes podem se inscrever até o dia do evento. 
O custo varia de gratuito até R$25,00, dependendo se o participante irá ou não querer material e certificado.  

Nos anos anteriores, o evento teve grande repercussão no meio acadêmico, sendo reconhecido nacionalmente como um dos maiores eventos da área de Gestão e Tecnologia. Mais de 5 mil trabalhos já foram apresentados ao longo destes oito anos e mais 10 mil pessoas já compareceram. 

Este ano ainda tem mais dois atrativos. Os três melhores trabalhos serão premiados com um notebook para cada e, além disso,  estes três trabalhos poderão ser publicados na Revista de Excelência em Gestão e Tecnologia. 

Por Afrânio Gomes e Thamires  Clair

Quadrinho Jornalístico

                                                 
 Derrotista é uma coletânea de quadrinhos de Joe Sacco, jornalista, que traz as histórias publicadas na época da revista Yahoo, em 1988 e 1992. Este livro, publicado pela editora Conrad é uma mistura de suas experiências pessoais como inseguranças amorosas, sua vida de universitário, bibliotecário e viagens pela Europa, além da história dos bombardeios em Malta durante a Segunda Guerra, baseado em relatos de sua mãe. 

                                        

Joe Sacco , nasceu em Malta e estudou Jornalismo na Universidade de Oregon. Após graduar-se e entrar no campo de trabalho, se desencantou pela profissão, como ele diria mais tarde à BBC:  "Não conseguia achar o ato de escrever interessante , algo interessante que pudesse fazer a diferença." Sacco voltou para Malta onde começou a se dedicar ao seu hobby: desenhar quadrinhos .

Seu primeiro trabalho foi um quadrinho em maltês chamado Imħabba Vera ("Amor Verdadeiro"). Sacco retornou aos Estados Unidos em 1985 e criou uma revista de quadrinhos satíricos chamada Portland Permanent Press em Portland, Oregon.

A partir de 1988  ele começou a se  dedicar a viajar pelo mundo, e logo publicou seu primeiro livro de quadrinhos, Yahoo, que abordava diversos temas. De 1993 até 1995 trabalhou no livro Palestina, onde passou para o papel suas próprias experiências em territórios ocupados na Palestina. Sacco recebeu  grande prestígio por seu livro publicado e foi premiado com o American Book Awards, em 1996. 




Em 2000 publicou outra obra prima Área de Segurança: Gorazde, sobre a guerra civil na Bósnia Oriental, e foi premiado pela Fundação Guggenheim. E continuando o trabalho anterior publicou O Mediador novamente centrado no conflito da antiga Iugoslávia, em 2003.




Por Agatha do Valle 

REITORA ANSIOSA PARA ASSINAR RELAÇÕES BILATERAIS COM ARÁBIA SAUDITA

Por Shéu Mané

         A reitora da Universidade Federal do Amazonas recebeu ontem á tarde 29 de junho, quarta-feira, a delegação da Arábia saudita que está em Manaus, no âmbito do fórum dos jovens sauditas e Brasileiros.
         O objetivo desse encontro é consolidar a cooperação entre os jovens da Arábia Saudita e do Brasil, abrir canais de diálogo para que estudantes dos dois países conheçam de perto a realidade desses lugares e promovam o intercâmbio de opiniões que podem contribuir para desenvolver as relações bilaterais. 

Reitora Professora Márcia Perales, durante audiência
com delegação da Arábia Saudita na reitoria da (UFAM).
         ”Falamos de possibilidade de estreitar relações futuramente através de um terno de cooperação como fizemos com outras universidades manifestando intenção para que estudantes da Universidade Federal do Amazonas possam ir também até Arábia saudita, pelo aquilo que vimos aqui afirmamos mutuamente interesse de intensificar as relações”, afirmou a reitora. Márcia Perales disse ainda que falaram de  acordo bilateral envolvendo temas mais diversos “não só temas que envolvem sócio  biodiversidades da Amazônia mas também da tecnologia convencional e tecnologia social.
          De acordo com a Reitora a universidade tem (42) programas de pós-graduação muito deles tem informações preciosas que podem ser socializadas, desenvolvidas e trabalhadas em  conjunto. As possibilidades são imensas, afirmou ela.

         Por seu turno o professor Sami Yasin Barhaman, que acompanhou estudantes sauditas disse que “o encontro entre jovens de dois países foi consolidado pela primeira vez e fizeram trocas das idéias, perspectivas de vida e experiências entre se. Foi bastante positivo”, reconheceu. Manifestou ainda interesse no vídeo institucional que foi exibida com a historia da Universidade, evolução dos departamentos e papel da universidade na pesquisa da biologia, estudos relacionados á vida e meio ambiente.
   
Professor Universitário da Arábia Saudita, Sami Yasin Barhaman.
         Por outro lado Sami Yasin Barhaman disse que “espera quando estudantes voltarem para Arábia Sauidta haverá seguimentos das atividades no sentido que eles vão obter as informações sobre o curso a serem seguidos no Brasil, em programas de intercambio”.  
         Reitora Professora Márcia Perales, recebendo presente das mãos do Professor Saudita, Sami Yasin Barhaman, após do encontro na reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
        A assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da (UFAM), prestou todo apoio á delegação da Arábia Saudita, e foi responsável pela realização do evento.
        A programação do encontro continua nos dias 02,03 e 04 de julho, no Rio de Janeiro, onde serão abordados o tema das favelas e seus reflexos sobre engenharia, meio ambiente, organização, saúde e reflexos sociais decorrentes dessas favelas.

                                                 Fotos: Shéu Mané

Leite Materno - A cura

E se nutricionistas surgirem com uma solução milagrosa para a desnutrição infantil? A substância rica em proteínas que não necessitam de refrigeração? Um que é gratuito e está disponível até mesmo em cidades remotas onde os bebês rotineiramente morrem de fome?

Impossível, você diz? Na verdade, esta cura milagrosa já existe. É o leite materno.
Quando pensamos em pobreza global, temos em mente que os desafios são tão grandes que qualquer solução deve ser extremamente complexa e cara. Bem, algumas são. Mas quase nada iria ter tantos resultados como a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Essa é a forte recomendação da Organização Mundial de Saúde.

O paradoxo é que enquanto isso parece tão barato e óbvio é também raro, nos Estados unidos por exemplo cerca de 13% dos bebês são amamentados exclusivamente por seis meses, de acordo com o Centro Federal de Controle e Prevenção de Doenças.
O maior problema é que muitas mães acreditam que o leite materno não é suficiente, e que, em um dia quente, uma criança precisa de água também, um relatório de 2008 no The Lancet, revista médica britânica, descobriu que um bebê que é parcialmente amamentado tem 2,8% mais probabilidade de morrer do que um bebê que é amamentado exclusivamente ao seio por pelo menos cinco meses. Uma criança que não é amamentada pelo seio da mãe desde o primeiro mês de vida tem 14,4% mais chances de morrer.

Acima de tudo, The Lancet disse que, 1,4 milhão de mortes infantis poderiam ser evitadas todos os anos se os bebês em paises pobres fossem amamentados corretamente. "Tanto quanto as intervenções nutricionais que têm sido estudadas, temos esmagadora evidência da eficácia do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil", disse Shawn Baker, um especialista em nutrição com Helen Keller International, uma organização de ajuda que funciona sobre estas questões.

"É a mais antiga intervenção nutricional conhecida de nossa espécie, e está disponível para todo mundo", acrescentou Baker. "Mas, para uma comunidade de desenvolvimento muito focada em soluções tecnológicas, não ganhou a atenção que deveria."

Por: Luryan Carvalho e Afrânio Gomes

Um Dia Contra Dengue

Por Mariana Lima

A prefeitura de Manaus realiza hoje (30) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma série de Blitze educativas contra a Dengue. A ação pretende alertar à população amazonense para que permaneça na luta contra o mosquito transmissor.
                A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) registrou aproximadamente 50 mil casos da doença no Amazonas de janeiro até ontem. O município que lidera o ranking com 80% dos casos é a capital Manaus.
                Este ano o Amazonas viveu uma epidemia de dengue onde pela primeira vez o vírus tipo 4 da doença foi detectado no Estado. Essa espécie não circulava no país há 28 anos e provavelmente chegou a Manaus pela Venezuela.
                O mês considerado pelas secretarias de saúde com maior reincidência da doença foi em fevereiro.  A média de casos por semana desse mês no Amazonas era de seis mil notificações. Somente em Manaus os postos da prefeitura constataram cerca de 14 mil casos mensais de dengue.
                Atualmente o número de pessoas que são atendidas semanalmente no Estado com sintomas da doença não passa de 50. O último registro levantado pela Secretaria Municipal afirmou que houve ainda 336 notificações mensais de dengue no Município.
                A ação conjunta e a mobilização da sociedade civil organizada possibilitaram a diminuição do número de casos, no entanto o dado continua sendo alarmante. Segundo o boletim epistemológico da doença fornecido pelo Ministério da Saúde em 2007 o Amazonas apresentou em fevereiro apenas 196 registros da doença.
                No Brasil, a dengue ocorre principalmente nos meses de janeiro a maio, pelas condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, nessa época do ano. Em 2002 o país presenciou um surto da doença registrando 794.219 mil casos, a maioria no Rio de Janeiro.

Confira abaixo os locais onde estarão acontecendo as blitze:
Zona Leste: Bola do Produtor, Bola do Jorge Teixeira, Av. Grande Circular (rua do Fuxico; em frente a UBS Leonor Brilhante; rua Topázio; UBSF L-26; Av. Itaúba.
Zona Norte: ruas Margarita (feira, loteria e supermercado Santa Rita); rua Secundária 5 (Terminal da linha de ônibus local); rua Curassal e Av. Nepal (Drogaria Leal e Posto Atem).
Zona Oeste: No bairro da Gloria (ruas 5 de junho, Oswaldo Cruz, dos Inocentes, da Gloria, São Francisco, 23 de Junho, Lauro Machado, Sul-América, Acrízio Correa, Plínio Coelho, São Bento e Praça da Glória); no São Raimundo (ruas Santa Helena, São Vicente, Bela Vista, 27 de Glória, São Raimundo, Praça de Alimentação do Bairro, Coração de Jesus, Rosário, Plínio Coelho, Beco do Rosário, 5 de Setembro, São Vicente de Paulo, Virgilio Ramos e Regos Barros); em Santo Antonio (av. Presidente Kennedy e ruas José Bonifácio, Padre Francisco, São José, D. Pedro, Evangelista Brow, São Francisco e Matos Areosa).
Zona Sul: Boulevard Álvaro Maia, Ramos Ferreira com Major Gabriel, Leonardo Malcher com Castelo Branco, Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima. 



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Equilibrium

Filmes futuristas carregados em ficção científica é o que não falta. O diferencial do filme Equilibium (2002) de Kurt Wimmer é o efeito que ele tem nos espectadores. 

Depois da Terceira Guerra Mundial, decide-se que o que causou tanta violência foi a natureza humana, então, torna-se contra a lei qualquer forma de sentimento. Vivendo em regime totalitário, a cidade é constantemente lembrada pelo "Pai" sobre os malefícios que a sociedade cercada de emoções tinha através de gravações que repetem todo o tempo em todo lugar  por telões. Para que não sentissem, ele obrigava todos a usarem doses de Prozium, uma substância que inibia os sentimentos. Havia ainda, para controle da população, uma espécie de exército para rastrear os chamados criminosos. Pessoas especializadas em detectar qualquer emoção exerciam os cargos mais altos do denominado Clero. 

Neste contexto, um homem importante do Clero, John Preston, acaba se tornando parte da resistência ao experimentar uma manhã sem a dose. A manhã se torna a tarde, que se torna dias. Amor, culpa, tristeza, alegria, prazer. A idéia de não experimentar nenhuma dessas sensação é quase inimaginável. Não poder apreciar uma boa música muito menos. Assim, John Preston tenta libertar a sociedade, que a este ponto já está alienada. Todos com os mesmos empregos, sem ambições, sem questionamentos, nada. 

A resistência já está arquitetada para derrubar o poder do Pai, só faltava uma peça: John Preston. O objetivo é eliminar o Pai e logo depois explodir todas as fábricas de Prozium deixando de fornecer a substância nem que seja por um dia. Depois disso, a natureza humana faria o resto. Motivado pelo ódio, Preston segue o plano.

Pode não ser um filme digno de Oscar de melhores efeitos especiais, mas com elementos de ação, drama e, claro, romance, o filme desperta nos espectadores algumas questões. O sentir se torna tão presente no cotidiano que nem sempre é apreciado como deveria. As pequenas coisas como família, um carinho, uma música às vezes passam desapercebidos. Ter tudo acaba se tornando prejudicial. 

Por Thamires Clair Duarte

Cidades Sustentáveis é tema central do Prêmio Jovem Cientista 2011.


A 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista (lançada em Brasília em maio deste ano) tem como tema as "Cidades Sustentáveis". Estudantes dos ensinos médio e superior, graduados das mais diversas áreas do conhecimento podem se inscrever pelos Correios ou pelo site oficial do concurso www.jovemcientista.cnpq.br até o dia 31 de agosto de 2011.


Organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE), o prêmio ajuda a dar visibilidade à produção científica no Brasil. Uma das grandes preocupações do conselho é assegurar a permanência dos pesquisadores no país, uma vez que a maioria acaba indo para o exterior em busca de mais recursos e oportunidades para desenvolver seus trabalhos.


Este ano, o prêmio abrirá muito mais oportunidades aos pesquisadores, tal a amplitude do tema, que envolve urbanização, meio ambiente, gestão das águas urbanas, agricultura e sustentabilidade, entre outros.


Ao todo, são quatro categorias: graduados no ensino superior, estudantes de ensino superior, estudantes de ensino médio e mérito institucional, com diferentes prêmios a serem atribuídos aos vencedores de cada uma delas. Todos os premiados também ganham uma bolsa de estudo do CNPq e os primeiros colocados participarão da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2012.


Por Afrânio Gomes e Thamires Clair

Amazonas saudável: evento voltado para agricultura orgânica é tema para 2014

Mayara Brilhante



Foto Divulgação


O Amazonas recebe, nos dias 29 de junho a 01 de julho, a Caravana Copa Orgânica Brasil 2014, um evento itinerante que tem como objetivo difundir informações sobre a produção agrícola, consumo e desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos no País. O evento é destinado a produtores rurais, técnicos, empresários e consumidores. A programação conta com cursos e palestras gratuitas. Entrada franca. A Caravana irá percorrer três municípios do Estado, começando por Manaus, seguido de Rio Preto da Eva (localizado a 58 quilômetros) e Iranduba (a 27 quilômetros). Informações www.caravanacopaorganica.com.br
A Caravana passará pelas 12 cidades sedes da Copa 2014 e os principais pólos de produção agrícola das regiões metropolitanas, levando informações sobre produtos orgânicos e seus benefícios para a promoção da saúde e desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos. O Amazonas é o 12º estado brasileiro a ser percorrido.
Os produtos orgânicos são alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, utilizando apenas processos naturais que não agridem a natureza e o solo. De acordo com gestor do projeto Copa 2014 – Fortalecimento da Horticultura Orgânica na Região Metropolitana de Manaus do Sebrae, Arnoldo Almeida, estes produtos também são caracterizados pela utilização de compostagem, adubação verde e o manejo orgânico do solo, com o uso de produtos naturais de origem animal.
“As técnicas de produção destes alimentos asseguram a integridade do meio ambiente. Por este motivo, são alimentos mais saudáveis e que preservam maior quantidade de vitaminas e sais minerais”, afirma o gestor.
A iniciativa é uma realização do Sebrae em parceria com a Surya Brasil, o grupo alemão DVA, a fundação Bejo Organic, a Agriobio Bioprodutos e a Itaforte Bioprodutos.
A programação será a seguinte:
Manaus - Dia 29/06: Palestra Orgânicos: Saúde, Sabor e Sustentabilidade numa só escolha, às 16hr, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Rua Saldanha Marinho, 410, Centro. Público-alvo: consumidores e empresários.
Manaus - Dia 30/06: Palestra Produtos Orgânicos: Diferencial Competitivo e Oportunidade de Negócios, às 15hr, no Auditório da sede da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), localizado na Rua José Paranaguá, 435, Centro. Público-alvo: empresários.
Manaus - 01/07: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 8hr, no Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Ferreira Lins (Expoagro), localizado na Avenida Torquato Tapajós S/N (Zona Norte). Público-alvo: produtores rurais.
Rio Preto da Eva – Dia 29/06: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 9hr, na Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , localizada na Rua Rodrigo Costa, 02, bairro Monte Castelo. Público-alvo: produtores rurais.
Iranduba – Dia 30/06: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 9hr, no Auditório da Câmara Municipal, localizado na Praça dos Três Poderes, S/N. Público-alvo: produtores rurais.

Agricultura Saudável
A Caravana Copa Orgânica Brasil 2014 é uma das ações do projeto Copa 2014 – Fortalecimento da Horticultura Orgânica na Região Metropolitana de Manaus, desenvolvido pelo Sebrae no Amazonas e tem como objetivo desenvolver a horticultura orgânica da Região Metropolitana de Manaus, estimulando o aumento da produção, produtividade e vendas. O projeto tem como público alvo horticultores e produtores da região.
Atualmente, 58 produtores dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo fazem parte do projeto de horticultura orgânica do Sebrae, mas somente oito produzem de forma essencialmente orgânica. De acordo com o gestor do projeto, Arnoldo Almeida, ainda falta incentivo para este tipo de cultura. “Infelizmente a maioria dos produtos orgânicos vem de outros estados, a oferta no Amazonas ainda é pouca e não atende a demanda necessária. Começar com a familiarização é o primeiro passo para expandir este mercado e estamos trabalhando fortemente nesta questão”, afirma. 
Por enquanto, os produtos orgânicos são vendidos diretamente para os consumidores ou em feiras específicas, para adquirir e conhecer mais a respeito os mesmos podem ser encontrados na Feira do MAPA (Ministério da Agricultura), na Rua Maceió, 460 – Adrianópolis ou na Feira do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), na Estrada da Ponta Negra – São Jorge.

7a rodada do Brasileirão - Estatísticas

Nesta quarta e quinta será realizada a 7a rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. E como anda as projeções desses jogos? O Lab F5 foi ao três maiores bolões da internet para averiguar os percentuais de apostas para cada jogo.

Descubra a cotação do seu time
Na quarta-feira 
-18h30, o Vasco joga com o Cruzeiro no Rio de Janeiro. O time carioca tem melhores estatísticas, mas não tem muita superioridade. 54%, 46,3% e 50,03% são os que acreditam na vitória cruzmaltina, enquanto o Cruzeiro tem 19%, 21,6% e 18,49%. O empate é esperado por 27%, 32,1% e 31,28% das pessoas.

-18h30, o Grêmio recebe o Avaí. A enorme superioridade do Grêmio já era esperada dada a situação de seu adversário, o laterna. O Grêmio tem 89%, 94,2% e 92,97% de pessoas acreditando na sua vitória.

-18h30, o Flamengo vai a Minas Gerais enfrentar o América-MG. Mesmo jogando fora de casa, o rubro-negro tem uma boa vantagem sobre seu adversário. 62%, 72,2% e 72,24% são os números da vantagem do Flamengo. 15%, 16,9% e 15,3% esperam empate e 23%, 10,9% e 12,46% acham que o América vai vencer.

-20h50, o São Paulo enfrenta o Botafogo em casa. O líder jogando em casa, claro, tem vantagem. Por isso é esperado por 63%, 57,3% e 63,43% das pessoas, uma vitória do time paulista. Enquanto 14%, 14,2% e 11,19%, esperam vitória carioca. O empate é esperado por 23%, 28,5% e 25,37%.

-20h50, o Figueirense duela contra o Santos. O Santos voltando da Libertadores fazem o números se confundirem entre os bolões. Na ESPN, os números são favoráveis ao Figueirense, 40%, 23% para empate e 37% para o Santos. Na Sportv e no UOL, o Santos é favorito com 47,8% e 48,38%, empate tem 24,5% e 23,67% e o Figueirense tem 27,7% e 27,94%.

-20h50, o Corinthians vai a Salvador para jogar contra o Bahia. Mesmo jogando fora de casa, o alvinegro tem vantagem, 40%, 47,1% e 50,49% são os números da superioridade do Corinthians. O Bahia tem 35%, 28,4% e 26,64% e o empate é esperado por 25%, 24,5% e 22,88% das pessoas.

Na quinta
-18h30, o Palmeiras recebe o Atlético-GO. E não poderia ser diferente, uma enorme superioridade do terceiro colocado, 87%, 89,1% e 91,12% das pessoas esperam a vitória do time verde.

-18h30, o Coritiba encara o Ceará. O reencontro dos times que se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil, mostra vantagem para o time do Sul. Para 75%, 65,9% e 74,12% das pessoas, o time verde ganha o jogo. Os que acreditam em empate são 15%, 22,4% e 17,18%. O Ceará é creditado como vencedor para 10%, 11,7% e 8,7% dos torcedores.

-20h00, o Fluminense e o Atletico-PR se enfrentam no Rio de Janeiro. Com uma grande vantagem do time carioca, 83%, 85,7% e 84,54% de pessoas acreditam no time de Abel Braga. E não poderia ser diferente pois enfrenta um time que tem apenas um ponto.

-20h00, o Atlético-MG joga contra o Internacional em casa. No jogo mais parelho dessa rodada. O empate é acreditado por 33%, 37,7% e 40,22% das pessoas. Na UOL e no Sportv, é o resultado mais esperado. O time de Minas Gerais tem 40%, 28,6% e 32,58% enquanto o Internacional tem 27%, 28,6% e 27,2%

Se as expectativas foram saciadas, o campeonato não mudará muita coisa. São Paulo continua líder, Corinthians continua vice e o Palmeiras continua terceiro. Mas o Vasco entra no G4, seguido dos outros três cariocas, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Na zona de rebaixamento, estariam Cruzeiro, América-MG, Atlético-PR e Avaí. Com Ceará e Atlético-GO prontos para entrar. Resta saber se os números mentem ou não mentem.


Por Raphael Bonini

 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Numeração do Brasil para Copa América

Neymar carrega a 11 de Romário
Em nenhum outro lugar do mundo, a numeração da camisa é tão importante quanto no Brasil. Muitos jogadores ficam marcados na seleção brasileira com sua numeração acompanhando a fama, fora isso, os números revelam a posição do jogador. 

O camisa 1 é o goleiro, o 2 e o 6, os laterais, 3 e 4, zagueiros, 5, o volante de conteção, mais marcador. O 8, um volante mais ofensivo, o 7, um meio campo. O 10, O meio-campo, o armador, o pensador. O 11, um atacante e o 9 O atacante, o matador, o goleador.

E muitos craques brasileiros marcaram essa camisa. Quem não lembra da 1 de Taffarel, pegador de penâltis. A 2 de Cafu, maior número de jogos na seleção. A 7, da representação do futebol brasileiro, Garrincha. A 11, do craque da Copa do Mundo 1994, Romário. A 9 do maior artlheiro de todas as copas, Ronaldo. E a 10 do maior jogador de todos os tempos, Pelé.

Todos esses jogadores estão representados por essas camisas e que as usa carrega o espírito deles. 

Com a Copa América nós temos a definição do time que significa a renovação pós-Dunga e agora temos os números desses jogadores e que 'espíritos' eles irão carregar. Veja abaixo:


1 -   Julio Cesar

2 -   Daniel Alves

3 -   Lúcio
4 -   Thiago Silva
5 -   Lucas Leiva
6 -   André Santos
7 -   Robinho

8 -   Ramires

9 -   Alexandre Pato

10 - Ganso

11 - Neymar

12 - Victor

13 - Maicon

14 - Luisão

15 - Sandro

16 - Elano

17 - Elias

18 - Lucas

19 - Fred

20 - Jadson

21 - Adriano

22 - Jefferson

23 - David Luiz


Por Raphael Bonini

Crimes Virtuais


Por Agatha Rayza



No dia 26 de Junho de 2011 uma manifestação se espalhou pelo twitter. O link de um blog de pedofilia contendo vídeos de crianças sendo estupradas foi lançado no site de relacionamento e revoltou os usuários que criaram hashtags como “Morte ao pedófilo” e “Pedófilia não” que chegaram ao topo dos Trending Topics brasileiros. O blog criado no domínio blogger logo foi retirado do ar após uma enxurrada de denúncias na própria página do site e no site da polícia federal.
Mas mesmo após toda a revolta e denúncias é possível que o criador do site não receba nenhuma punição. Por quê?
Em 2002 o Brasil ocupava a posição de líder de países em crimes virtuais que aconteciam nas mais diversas aréas, segundo a mi2g, que é uma empresa inglesa, especializada em controlar todo os tipos de ameaças virtuais de seus clientes. E passados nove anos pouca coisa mudou em todo esse cenário.
"Isso provavelmente ocorre pelo mesmo motivo que os crimes tradicionais ocorrem, como assaltos e sequestros, com muita frequência por lá. É uma mistura de fatores econômicos e sociais combinados a alguma característica da mentalidade local. Curiosamente, por exemplo, a Índia também é um país pobre, mas o desenvolvimento de spam não é muito forte lá" , diz Eugene Kaspesky ao colunista do site Adreline, Mauro Barreto.
A legislação brasileira ainda não prevê crimes virtuais, sendo assim não existem regras específicas para hackers e para tais criminosos como no caso do site de pedofília . A polícia poderia rastrear o IP do computador mas, novamente, nosso país ainda não está preparado para esta nova versão de crimes .
As leis existentes não abrangem a dimensão monstruosa de crimes que existem na internet brasileira. Precisamos parar de pensar que estamos seguros dentro de nossas casas, detrás de um monitor, porque não é bem mais assim.

Algumas leis para crimes virtuais:


Falsa Identidade - Artigo 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem. Pena: detenção de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave. Exemplo: responder e-mail de terceiros ou enviar e-mail com nome falso.


Violação de Direito Autoral - Artigo 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos. Pena: detenção de três meses a um ano ou multa. Exemplo: tirar e editar conteúdo como se fosse seu. Vale para texto, imagem, áudio e vídeo.


Difamação - Artigo 139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.


Injúria - Artigo 140. Ofensa à dignidade ou decoro. Pena: detenção de um a seis meses. Exemplo: o caso da criação de uma home page “pouco elogiosa” ao presidente com uma metatag que a fazia aparecer como primeira da lista de busca do Google ao nome Lula. Vale também como exemplo de Difamação.


Incitar publicametne a prática de crime - Artigo 286. Pena: detenção de três a seis meses ou multa.


Apologia ao crime - Artigo 287. Detenção de três a seis meses ou multa. Exemplo: criar comunidades com conteúdo racista.


Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia - Artigo 163. Pena: detenção de um a seis meses ou multa.Estelionato. Artigo 171. Obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil ou qualquer outro meio fraudulento. Pena: Reclusão de um a cinco anos e multa.