quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amazonas saudável: evento voltado para agricultura orgânica é tema para 2014

Mayara Brilhante



Foto Divulgação


O Amazonas recebe, nos dias 29 de junho a 01 de julho, a Caravana Copa Orgânica Brasil 2014, um evento itinerante que tem como objetivo difundir informações sobre a produção agrícola, consumo e desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos no País. O evento é destinado a produtores rurais, técnicos, empresários e consumidores. A programação conta com cursos e palestras gratuitas. Entrada franca. A Caravana irá percorrer três municípios do Estado, começando por Manaus, seguido de Rio Preto da Eva (localizado a 58 quilômetros) e Iranduba (a 27 quilômetros). Informações www.caravanacopaorganica.com.br
A Caravana passará pelas 12 cidades sedes da Copa 2014 e os principais pólos de produção agrícola das regiões metropolitanas, levando informações sobre produtos orgânicos e seus benefícios para a promoção da saúde e desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos. O Amazonas é o 12º estado brasileiro a ser percorrido.
Os produtos orgânicos são alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, utilizando apenas processos naturais que não agridem a natureza e o solo. De acordo com gestor do projeto Copa 2014 – Fortalecimento da Horticultura Orgânica na Região Metropolitana de Manaus do Sebrae, Arnoldo Almeida, estes produtos também são caracterizados pela utilização de compostagem, adubação verde e o manejo orgânico do solo, com o uso de produtos naturais de origem animal.
“As técnicas de produção destes alimentos asseguram a integridade do meio ambiente. Por este motivo, são alimentos mais saudáveis e que preservam maior quantidade de vitaminas e sais minerais”, afirma o gestor.
A iniciativa é uma realização do Sebrae em parceria com a Surya Brasil, o grupo alemão DVA, a fundação Bejo Organic, a Agriobio Bioprodutos e a Itaforte Bioprodutos.
A programação será a seguinte:
Manaus - Dia 29/06: Palestra Orgânicos: Saúde, Sabor e Sustentabilidade numa só escolha, às 16hr, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Rua Saldanha Marinho, 410, Centro. Público-alvo: consumidores e empresários.
Manaus - Dia 30/06: Palestra Produtos Orgânicos: Diferencial Competitivo e Oportunidade de Negócios, às 15hr, no Auditório da sede da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), localizado na Rua José Paranaguá, 435, Centro. Público-alvo: empresários.
Manaus - 01/07: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 8hr, no Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Ferreira Lins (Expoagro), localizado na Avenida Torquato Tapajós S/N (Zona Norte). Público-alvo: produtores rurais.
Rio Preto da Eva – Dia 29/06: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 9hr, na Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , localizada na Rua Rodrigo Costa, 02, bairro Monte Castelo. Público-alvo: produtores rurais.
Iranduba – Dia 30/06: Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica, às 9hr, no Auditório da Câmara Municipal, localizado na Praça dos Três Poderes, S/N. Público-alvo: produtores rurais.

Agricultura Saudável
A Caravana Copa Orgânica Brasil 2014 é uma das ações do projeto Copa 2014 – Fortalecimento da Horticultura Orgânica na Região Metropolitana de Manaus, desenvolvido pelo Sebrae no Amazonas e tem como objetivo desenvolver a horticultura orgânica da Região Metropolitana de Manaus, estimulando o aumento da produção, produtividade e vendas. O projeto tem como público alvo horticultores e produtores da região.
Atualmente, 58 produtores dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo fazem parte do projeto de horticultura orgânica do Sebrae, mas somente oito produzem de forma essencialmente orgânica. De acordo com o gestor do projeto, Arnoldo Almeida, ainda falta incentivo para este tipo de cultura. “Infelizmente a maioria dos produtos orgânicos vem de outros estados, a oferta no Amazonas ainda é pouca e não atende a demanda necessária. Começar com a familiarização é o primeiro passo para expandir este mercado e estamos trabalhando fortemente nesta questão”, afirma. 
Por enquanto, os produtos orgânicos são vendidos diretamente para os consumidores ou em feiras específicas, para adquirir e conhecer mais a respeito os mesmos podem ser encontrados na Feira do MAPA (Ministério da Agricultura), na Rua Maceió, 460 – Adrianópolis ou na Feira do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), na Estrada da Ponta Negra – São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário