sexta-feira, 24 de junho de 2011

Obama vai acelerar retirada de Guerra no Afeganistão.


O presidente Obama declarou nessa quarta-feira que os Estados Unidos tinham em grande parte atingido os seus objetivos no Afeganistão, pondo em movimento uma retirada substancial das tropas americanas, os ataques já não representavam uma ameaça terrorista aos Estados Unidos, Obama declarou que a "maré da guerra está retrocedendo." E em um reconhecimento franco de violência doméstica tensões econômicas, ele disse, "America, é hora de focar a construção da nação aqui em casa."

Obama anunciou planos para retirar 10.000 soldados do Afeganistão até o final deste ano, sendo que desde de 2009 havia cerca de 100.000 soldados hoje no país. Ele disse que o rebaixamento vai continuar "a um ritmo constante", até que os Estados Unidos entreguem a segurança para as autoridades afegãs em 2014.


As reduções de tropas foram decididas depois de um breve debate, será logo mais profundo e mais rápido do que as recomendações feitas pelos comandantes militares de Obama, e eles virão como o presidente enfrenta pressões orçamentárias implacável, um público cada vez mais inquietos norte-americanos e uma campanha de reeleição no próximo ano.
Apenas algumas horas depois que Obama falou, o presidente Nicolas Sarkozy da França, disse na quinta-feira que ele iria começar a desenhar também para baixo o contingente de 4.000 fortes franceses no Afeganistão.
"Dado o progresso que temos visto, a França irá começar uma retirada gradual de tropas de reforço enviado para o Afeganistão, de forma proporcional e em um calendário comparável ao da retirada dos reforços americanos", disse Sarkozy em um comunicado divulgado por seu gabinete.
Obama, durante um discurso de 15 minutos no Salão Leste da Casa Branca, falou de acabar com a guerra mais longa da América. Ao justificar o compromisso da nação de uma década, ele falou em "acabar com a guerra de forma responsável" e alertou para os perigos do uso abusivo dos militares através do envio de um grande número de soldados em combate. Ele reconheceu que manteve enormes desafios antes de um fim ao conflito que custou centenas de bilhões de dólares e 1.500 vidas americanas.
Funcionários do governo afirmam que agora planejam colocar mais ênfase em operações de contraterrorismo do tipo da que matou Osama bin Laden.
Por: Luryan Carvalho

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Plano Diretor x CMM



Por Camila Baranda e Mariana Lima


Em abril, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) divulgou o cronograma de revisão do Plano Diretor. A previsão é de que os estudos técnicos cheguem à Câmara Municipal de Manaus (CMM) em outubro deste ano. A partir de então, os vereadores terão 90 dias para estabelecer os ajustes e realizar a aprovação até novembro de 2012.


O projeto de Plano, tão logo chegue à CMM, será analisado por todas as comissões técnicas da Casa, que terão a responsabilidade de dar o parecer quanto à constitucionalidade e viabilidade do projeto. O vereador Paulo D´Cali, membro da comissão de Legislação Participativa, explica que também é  formada uma comissão especial cujo objetivo é “sistematizar todas as sugestões dos vereadores e emendar o projeto original, fazendo com que altere ou não o que foi enviado para a Casa”.

Uma das etapas da elaboração do projeto é a realização de audiências públicas para ouvir a população. De acordo com o planejamento do Implurb, os 62 bairros de Manaus serão divididos em seis zonas, onde acontecerão reuniões, ainda sem data prevista.

Mas, para alguns vereadores, essa participação popular é duvidosa e não vai passar de um “mero cumprimento da legislação federal”. A maioria das pessoas que participam dessas reuniões não sabem exatamente do que se trata o Plano Diretor e, muitas vezes, se fazem presentes apenas como ouvintes, é o que afirma o vereador Waldemir José, do PT. Segundo ele “se não houver uma articulação da sociedade civil e principalmente da sociedade crítica, vai ser uma farsa colocar a população em contato, sem que essas pessoas realmente entendam o que está em jogo”.Um dos planos de Waldemir José é “popularizar o Plano Diretor” através de um projeto dividido em diversas etapas, como a mobilização da sociedade via mídia e redes sociais, criação de comitês para a elaboração de propostas regulares e a elaboração de cartilhas e vídeos educativos.

O presidente da Mesa Diretora, Isaac Tayah, demonstra estar preocupado com o prazo previsto para a entrega do relatório técnico. “O que nós não queremos é receber algo corriqueiro, mal elaborado. Não queremos ter que votar em ano de eleição e acabar aprovando algo de qualquer jeito” afirma o vereador ao lembrar que haverá eleições para prefeito e para vereadores em 2012. Caso o Plano Diretor não seja revisado até o próximo ano e entregue a tempo do cumprimento do prazo, tanto Tayah quanto o prefeito Amazonino Mendes vão responder por improbidade administrativa junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sábado com degustação gratuita de culinária nordestina

Mayara Brilhante


A culinária nordestina será destaque este fim de semana na feira do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) onde, no dia 25 de junho, a partir das 8h, será oferecida uma degustação de carne de carneiro, buchada de bode e leite de cabra. O serviço é gratuito e aberto ao público.
O objetivo é destacar a culinária, a carne e derivados destes animais que além de ser uma fonte alimentícia rica em proteínas são produtos altamente valorizados no mercado.
A iniciativa faz parte de uma ação do Projeto de Ovinocapricultura no Território de Manaus, um projeto desenvolvido pelo Sebrae no Amazonas. São parceiros da iniciativa a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas (Acocam), Sistema Federação da Agricultura e Pecuário do Amazonas (Faea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AM).

Fortes chuvas causam transtorno para o comércio nas áreas próximas ao Igarapé do 40 no bairro Japiim

Devido às fortes chuvas que caem sobre a cidade de Manaus no mês de Abril e começo de Maio a Defesa Civil da cidade tem respondido a vários telefonemas a respeito das alagações que surgiram nas áreas próximas ao Igarapé do 40 que ocorrem devido à obra que o Programa Prosamim - Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus esta realizando nas áreas.  Alguns dos bairros atingidos são São Lázaro, Cachoeirinha e Japiim na zona sul de Manaus.
“Quando os engenheiros vieram aqui eles estreitaram o igarapé então ficou parecido com um funil e agora qualquer chuva esta causando um transtorno pra a gente, eu já perdi todos os móveis da minha casa sem falar no prejuízo do meu comércio e isso só começou a acontecer depois da obra do Prosamim, a água costumava a ficar alta no igarapé, mas nunca chegou a ponto de transbordar como acontece agora”, desabafa Nilton de Lima de frança um dos moradores da Rua União no bairro Japim que perdeu 85% de suas mercadorias um prejuízo principalmente em alimentos que não podem mais ser comercializados devido à contaminação pela água poluída que vem do igarapé. “Fico ate desanimado para abrir meu comercio já que não é a primeira vez que isso acontece” continua a desabafar.
A região possui uma área de comercio relativamente boa para as vendas com vários restaurantes, mercearias, boutiques de roupas, lojas de estivas em geral, lava jatos e lojas de construção, todas afetadas pelo alagamento das ruas com perdas extremas de materiais e também de clientela por causa do difícil acesso por conta da lama e poeira que esta no local. Os consumidores dos restaurantes em sua grande maioria são os mais prejudicados, pois os estabelecimentos são em áreas abertas e se sentem incomodados com a poeira e sujeira que pode vir a cair em seu alimento, outra empresa que foi prejudicada foi a de materiais de construção que teve alem de suas mercadorias molhadas parte de seu equipamento de trabalho danificado como computadores e documentos importantes que não puderam ser recuperados.
“Aqui no Lava Jato tivemos prejuízos enormes com os carros dos clientes que ficaram ate a metade cheios de água, tivemos que lavar novamente os carros o muro caiu vou ter que tirar dinheiro do meu bolso para reconstruir, os materiais de lavagem estão todos destruídos ficou difícil ate para secar os carros inclusive o meu que estava aqui na garagem” afirmam os responsáveis pelo posto de lavagem Jeferson e Emerson, e continua “Soube que ali na área do DB foi feito um reajuste, ali pelo Studio 5 está tudo muito bonito  porque são áreas de grande comércio, mas aqui também existe nosso comércio importante principalmente para os moradores daqui, porque não continuaram a obra até aqui? Tenho certeza que aumentaria bastante o número de clientes” finaliza.
Fora o transtorno com os comerciantes locais temos os problemas com os que trabalham fora que no momento evitam sair de casa para irem ao trabalho com medo de deixar seus filhos em casa ou ate mesmo de voltarem e não encontrarem sua casa do mesmo jeito como já houve vários desabamentos e perdas a preocupação é bem motivada. “Como um dos alagamentos ocorreu de madrugada tomamos um grande susto ao chegar à empresa com todos os equipamentos literalmente boiando” Explica Nívia que trabalha na loja de construção em frente à ponte do Japiim.
Além dos problemas com as perdas de bens matérias que a alagação traz para os moradores das proximidades da obra, ainda podemos citar os problemas com a saúde pública devido à água poluída que sai do igarapé a qual as pessoas são obrigadas a entrar em contato na tentativa de salvar seus pertences, outro ponto forte ocorreu hoje (3) quando uma parte da ponte do jappim que corta uma área do igarapé começou a ceder trazendo preocupação para as pessoas que necessitam passar por aquela área de grande trafego que leva a Universidade federal do Amazonas-UFAM, ao Centro universitário Luterano de Manaus – ULBRA e ao Pólo Industrial de Manaus-PIM.
Por: Luryan Carvalho

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Museu Amazônico realiza projeto relacionado ao Parque Tecnológico.

O Museu Amazônico (inaugurado em 1991) está entre os setores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que compõe o Parque Tecnológico para Inclusão Social, atuando no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas.


Contando com três municípios participantes (Manaus, Parintins e Itacoatiara), o projeto "Fazendo Cultura e Arte", financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo desenvolver a promoção dos saberes tradicionais dos artesãos por meio de processos de criação e reprodução desse conhecimento, que é alcançado através da elaboração de novos produtos artísticos, essencialmente indígenas e populares.


Os produtos desenvolvidos (inspirados em objetos de acervo do próprio Museu) envolvem materiais e técnicas diversas como trançado, cerâmica e madeira, relacionados com o passado das populações locais amazônicas. 

Por meio do desenvolvimento de novos produtos há a possibilidade de geração de renda para os artesãos, e inclusive a contribuição para desenvolver tecnologias sociais que poderão se adequar às necessidades das próprias populações envolvidas no projeto.

Considerando a importância dessas manifestações, o projeto também contempla a criação ou revitalização de centros de referências culturais nestas cidades, com a finalidade de promover cursos de capacitação de pessoas, produção de pesquisa, autogestão e sustentabilidade de atividades culturais.

Por Afrânio Gomes e Thamires Clair

terça-feira, 21 de junho de 2011

Santos quer ser Inter


Assim como nos últimos seis anos, um brasileiro está na final da Copa Libertadores da América. 

Em 2005, São Paulo e Atlético Paranaense se enfrentaram com vitória do time paulista. 

Depois disso, só o Internacional conseguiu ser campeão nessa serie de finais com times brasileiros, e duas vezes, em 2005 e 2010. Grêmio, Fluminense e Cruzeiro foram os outros finalistas, mas vice-campeões. 

O Santos enfrentará, hoje, o Peñarol com o desejo de repetir o que fez o Internacional nas finais de Libertadores na última década. 

Para isso, o time da Vila Belmiro contará com suas estrelas Neymar e Ganso.  

O time provável do Santos é.

Rafael, que sendo campeão, será o goleiro mais jovem a ganhar a competição.

Danilo, convocado para posição no mundial sub-20, substituirá Jonathan machucado.

A zaga será composta pelos titulares Edu Dracena, que não jogou e Durval.

Léo, na lateral esquerda.

Adriano como volante de contenção e Arouca como volante mais ofensivo.

Elano, que depois desse jogo, viajará para disputar a Copa América pela Seleção Brasileira.

A volta de PH Ganso dará qualidade ao meio campo. 

A estrela insubstituível Neymar.

E o contestado atacante e que fará seu último jogo pelo time, Zé Eduardo.

Depois de empatar fora de casa, o Santos precisa apenas ganhar o jogo em casa.

Um conto de fadas


No dia 10 de junho de 2011, ocorreu um marco histórico para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Alunos do curso de Design, da turma pioneira de Fashion Desing, da universidade, organizaram junto à professora Magnólia Grangeiro Quirino, um desfile de moda, para que assim pudessem mostrar a todos da UFAM, seus projetos acadêmicos.

E o LabF5 não poderia ficar de fora dessa, então mandou uma equipe conferir o evento por inteiro, desde os preparativos ate o seu produto final.

Os preparativos tiveram inicio no dia 22 de fevereiro, com o inicio das aulas na UFAM. Desde desse dia, muito estudo e pesquisa rondaram essa turma que é pioneira. Ministrada pela professora Magnólia Quirino, Designer formada pela Universidade Federal da Paraíba, os alunos de Fashion Design mostraram ao publico do dia 10 de junho, que os meses de estudos valeram à pena, pois os trabalhos apresentados foram de excelente qualidade.





 




























Chega então o grande dia, os nervos estão mais do que "a flor da pele”, e os alunos estão preparando o local para o grande show. Os acadêmicos se transformam então em operários, montam o palco, o cenário, o sistema de iluminação e de som, enfim, montam o local do desfile, para que assim possam apresentar ao publico seus trabalhos.

Ester Pessoa, aluna do 5º período de Design diz estar muito nervosa, apesar de estar na fase de montagem do evento, ela relata, já sentir aquele friozinho de nervosismo na barriga. Mas tem certeza de que no final tudo vai dar certo.

Trabalho realmente não faltou para essa galera, que passou o dia todo preparando o Hall da Faculdade de Tecnologia, da UFAM, local onde ocorreu o desfile.















 

































Chegam então as 19hrs, hora marcada para o inicio do desfile. Não resta muito tempo, em poucos minutos, se dará inicio ao grande evento. Palco arrumado, modelos no camarim, platéia sentada, e de repente... As luzes são apagadas e então houvesse: "Daremos inicio ao nosso primeiro desfile, organizado pela turma de Fashion Design.”. A emoção então toma conta de todos.
Com uma coreografia espetacular e musica extremamente contagiante, o grupo de dança Santa Bounce, fez a abertura do desfile. Eles alegraram ainda mais o evento, deixando o público cada vez mais ansioso.



O desfile começa. O sonho torna-se realidade e os trabalhos que antes só podiam ser vistos pelo papel, ganham forma no corpo da modelo que desfila o tal "modelito” na passarela. O projeto agora se torna real e visível para todos. Depois de meses na sala estudando e pesquisando, o aluno pôde então mostrar a todos a sua criação.



Segundo a Professora Magnólia Quirino, cada aluno pensou num tema, que surgiu pela inspiração de uma musica, de um espaço, estilo de vida, entre outros. Alguns modelos foram bem criativos, como o vestido criado pela aluna Jéssica Mesquita, que utilizou a arte do origami para fazer seu modelo. O vestido da aluna é todo feito de dobraduras de papel, o origami, arte japonesa.


O desfile então acaba e só restam agora, elogios para a turma pioneira de Fashion Design. Como a mestre Magnólia disse: ”Acompanhei a turma desde o inicio, eu sabia que se teria um bom resultado, mas não imaginei que seria tão maravilhoso, pois os alunos saíram do nível acadêmico e atingiram um patamar maior, mais profissional.”.

Os alunos realmente estão de parabéns, o desfile foi um grande sucesso e os modelos das roupas estavam incríveis.  Como disse a professora coruja: ”Como professora, dou nota 10 para todos os alunos, pois eles me mostraram mais do que eu esperava.”. E nós concordamos nota mais do que justa, para esse trabalho incrível produzido pelos alunos de Fashion Design.


Parabéns alunos arrasaram no desfile!



Por Afrânio Gomes, Luryan Carvalho e Rianna Carvalho.

 Fotos: Rianna Carvalho.
 





A fotografia é uma forma de registrar e documentar a sociedade, podendo ser caracterizada como objeto de estudo, pesquisa ou ilustração.
Quando aplicada junto a Antropologia, a fotografia passa a não ser apenas uma forma de registrar, mas um modo de participar e perceber os indivíduos.
Com o objetivo de contribuir para a divulgação dos estudos antropológicos , sue o Photo Design, que contará em sua primeira amostra, com fotografias dos diferentes aspectos sociais da cidade de Manaus, elaborados pelos estudantes de Design do 3º e 4º Períodos da Faculdade Martha Falcão. 


Dia de realização: 21 de junho de 2011. 
Hora: 18h às 22h. 
Realização: Turma do 3° 4° período da disciplina Homem e Sociedade, curso de Design Faculdade Martha Falcão, sob orientação do Prof. Msc. Eder Gama. 
Lugar: Hall do Amazônia Café.

Por Irena Freitas

Arraiá Tum Tum

Por Anayra Benevides

        Pra quem gosta das bandas indie amazonense tem encontro marcado amanhã (22),  às 22h, no Eleven Bar.
A volta da Tum Tum Produções contará com a presença das bandas GuardanaposMezatrioAnônimos Alhures e Alado's (em ordem de apresentação). Tudo isso no Arraiá Tum Tum. 
       E tem mais: Drink Hot-Hot liberado nos intervalos entre as bandas, DJ Donald Dancefloor e a entrada custa R$ 10. Curtiu? Então confirma a presença na página do Arraiá.

O quê: Arraiá Tum Tum
Quando: dia 22/06, às 22h
Onde: Eleven Bar, Pau Rosa (entre o Bate Bola e o Antares), Dom Pedro.
Quanto: R$ 10






Ufam recebe estudantes de outros países desde década de 80



Por Shéu Mané e Suelem Freitas
Implementado na década de 1960 com a ajuda do Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Relações Exteriores (MRE), o Programa de Relações Internacionais e Interinstitucionais vem recebendo estudantes em todo o Brasil desde os anos 70.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participa do programa. De acordo com a responsável pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, a Professora de Língua Inglesa Maria Regina Marques Marinho,  desde a década de 1980 a Ufam vem recebendo alunos de outros países. Não há um registro exato da quantidade e da origem dos estudantes na Ufam, tendo em vista que na época, a assessoria não era um programa que tivesse  um local fixo. Mas em uma pesquisa que fiz, há indícios de alunos desde aquela época”, diz a professora.
“A ARII atualmente está ligada diretamente com a Reitoria. Antes era o Departamento de Relações Interinstitucionais – DRI, e com a mudança dessa nova gestão, o programa passou a ser um programa Institucional”, afirma Maria Regina.

Maria Regina Marques Marinho

A assessoria está organizada em três programas. São eles: o PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), Mobilidade e CELP-BRAS.
O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). 
Oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. ( Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G). Seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil.
O Programa de Mobilidade Internacional.
É o Celpe-Bras O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em teste padronizado de português, desenvolvido pelo Ministério da Educação.
O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.
 Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
“É importante deixar claro, que quando um aluno vem de outro país para estudar na Ufam, não retira a vaga do estudante local, mas há um aumento de vaga para cada estudante na instituição. Isso é regulamentado pelo Ministério da Educação,” esclarece a professora Maria Regina.
 Mobilidade Inter-Tropi
O projeto Inter-Tropi está vinculado ao acordo de cooperação técnico-científica e cultural, entre a Universidade Federal do Amazonas (Brasil) e a Universidade de Aveiro (Portugal). O projeto atua na transferência de conhecimentos e experiências no campo da ecologia tropical e ensino de Biologia, através da capacitação de pessoal, com envolvimento de docentes, técnicos e administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação.
Estudante Português de Mobilidade Inter-Tropi

Vanessa Andreia Ferreira

 A estudante de mobilidade inter-tropi de Ciências Biológicas da Universidade de Aveiro, Portugal, Vanessa Andreia Martins Ferreira, afirma que a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é “diferente em relação a universidade a qual estou habituada na Europa. As condições de laboratórios não são boas, os professores conseguem cativar alunos nas aulas, eles são diretos e  práticos; as matérias são  direcionadas ao mercado de trabalho e, assim,  preparam melhor os  alunos nesse campo”.
 
“A viagem foi boa, o processo de mobilidade é fácil de realizar”, declara Vanessa. A estudan
te se diz muito agradecida e feliz pela acolhida que teve na sua chegada à cidade.
“Gosto de conhecer outras culturas. Já estou habituada com essa mistura cultural, pois a Universidade de Aveiro recebe também estudantes de outros países, a diferença de mentalidade é grande e isso é interessante. As pessoas daqui (de Manaus) são mais abertas não têm tanto vergonha das coisas, enquanto nós somos calados e discretos, não conseguimos nos abrir facilmente como fazem as pessoas de Manaus”, afirmou ela. 
Programa Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G).   

José Manuel Fortes

José Manuel Fortes, Estudante de Ciências Econômicas de Cabo-Verde, “Não escolhi cidade de Manaus para estudar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), quando ouvi disso que ela fica na Amazônia, não queria perder a vaga por isso, aceitei vir. Não imaginava que o Campus era uma cidade universitária e mesmo que fosse no centro da cidade. Não tenho nada a dizer quanto a sua localização, gosto da Ufam, porque Manaus é muito quente e a mata oferece brisa e  sombra.”  se declara contente com a experiência que está vivendo em Manaus e por obter boas notas. Estou fazendo o curso que queria fazer estou gostando, tinha me colocado em Contabilidade; tive que esperar alguns momentos para mudar do curso. Temos bons professores; ma alguns não conseguem transmitir seus conhecimentos claramente dentro da sala de aula.
De acordo com estudante durante os trabalhos de grupos aproveita para fazer novas amizades, e garante ter sido recebido com carinho pelas pessoas que já estão em Manaus e na Ufam. “Apesar de a Casa do Estudante tem mais brasileiros do que estrangeiros é muito importante para estudantes de outros Estados e países a diversidade cultural”.
Para José Manuel Fortes, o Teatro Amazonas é o melhor lugar de cidade porque é o mais limpo, organizado, seguro e bonito. “Já conheci outros lugares como Presidente Figueiredo com cachoeiras frescas e alguns shopping da cidade. Manaus é uma cidade muito maior com número de habitantes e crescimento econômico melhor de que o meu país de origem. Cabo verde é uma cidade pequena, linda e organizada para quem conhece com muitas praias, ilhas, e Manaus não tem praia”, afirmou ele.
Atualmente a Universidade Federal do Amazonas, conta com 25 Estudantes de diferentes programas da Assessoria de Relações Internacional e Interinstitucionais. Sendo 10 no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), 10 no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (Celp-Bras) e 5 no programa de Mobilidade Inter-Tropi.

Quer saber mais?
Prof. Maria Regina Marques Marinho – Assessora
Endereço: Av. Gal Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado
Bloco X setor Sul do Campus Universitário Cep 69077 – 000 Manaus – Amazonas – Brasil
Telefone: 0055(92)33054205.