segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AFINAL DE CONTAS, COMO É QUE SE ESCREVE TEU NOME?

Por José Carlos Lazanha - Especial para o LabF5

Na mídia mundial ele tem sido o nome que mais “bomba”(dessa vez a Al Qaeda é inocente) nos últimos tempos, no entanto, a imprensa internacional está apresentando inúmeras versões para denominar o ex-ditador da Líbia.

Fora as polêmicas decorrentes de seu governo autoritário, as excêntricas atitudes e vestimentas e, mais ainda, da guerra civil que está acontecendo em seu país, a grafia do seu nome, que grande parte da imprensa brasileira está adotando Gaddafi, não possui um consenso. Para se ter uma idéia foi levantado que, entre os anos de 1998 e 2008, nossa personagem teve seu nome apresentado de formas diferentes mais de 110 vezes.

Mas qual seria, afinal de contas, o correto nome dessa figura impar que está sendo caçada (ou será cassada) por todo norte da África, que disse que seus homens resitiriam até a morte, (deles, é claro) e que não sairia da Líbia? Mas eu duvido. Deduzi que provavelmente ele está sob a proteção do "companheiro" Chaves, pois, desde que, ele e sua família, embarcaram em um avião venezuelano, nínguem sabe, nínguem viu...

Apenas como uma pequena amostra, as formas mais escritas do sobrenome daquele que se achava dono da Líbia, além de Gaddafi, apresentou versões como Qathafi, Kadafi, Khadafi e Gadafi, sempre antecedido pelo Al ou El.



Por tal motivo, aproveitando que a BR 174, por enquanto, apesar do Alfredo, ainda dá para se aventurar, bandeamos para a Venezuela e chegando à Margarita, conseguimos, num esforço supremo de reportagem, localizar o ditador fujão, disfarçado de Caubi Peixoto (ou Cauby, eu sei lá) e ouvir dele a solução para essa enorme dúvida da imprensa mundial. Com a ajuda de um intérprete, claro, ele assim esclareceu:
- Meu nome não se escreve Gaddafi, Khadafi ou Qathafi e também, nenhuma das versões que vocês da imprensa tem divulgado, ele se escreve assim; معمر القذافي.




O autor deste artigo é um pseudo estudante de comunicação social, e tem a convicção de que o Big Black ensinou muito ao معمر القذافي (como ele mesmo disse), pois o que ele mais quer é que o povo da Líbia "morra, morra"... Tá explicado...
PS: A Líbia merece um governo melhor... e Manaus, um prefeito...