sexta-feira, 17 de junho de 2011

A festa vai começar!

por Beatriz Goes



Está quase tudo pronto para o 46° festival Folclórico de Parintins. Em exatamente uma semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, os bois Garantido e Caprichoso entram em cena para mais uma vez mostrar porque esse festival tem porte e significado que poderiam torná-lo patrimônio cultural da humanidade.
Neste ano o azul e branco defende o tema “A Magia que Encanta”, resgatando o encantamento e magia da festa na ilha Tupinambarana. Segundo o diretor de projeto do conselho de arte do Caprichoso, Gil Gonçalves, o bumbá levará para a arena algo inovador, que vai impactar toda a torcida e todos que assistirem ao Festival Folclórico de Parintins.
Já o boi de Lindolfo Monteverde vem apostando no tema “Miscigenação”, falando da mestiçagem que compõe não só as populações amazônicas, mas o povo brasileiro. Segundo o presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Telo Pinto, o tema deste ano é o fechamento de uma trilogia que começou há dois anos. “Em nossos dois últimos temas, revelamos o sentimento que move a nação vermelha e branca, emoção e paixão. Em 2011, vamos compor a trilogia desse amor tendo como foco a miscigenação que        resultou nesta gente simples e mestiça que compõe a nossa galera ”.
Mais de 100 mil pessoas são atraídas anualmente para o Festival de Parintins: a cada noite, o resultado dos ensaios nos QG’s de Caprichoso e Garantido é apresentado através de um conjunto folclórico marcado por alegorias impressionantes, coreografias inusitadas e fantasias impecáveis. Roberto Reis, artista responsável pela confecção das fantasias de vários itens oficiais do Garantido afirma que em 2011 o boi bumbá traz novidades para a arena. “O boi bumbá Garantido nunca deixou de ter novidades e eu mais um ano vou buscar inovar e fazer um trabalho bonito que todo ano venho fazendo”, destaca Reis.
Que comece mais um festival. E que a “A Magia que Encanta” do Caprichoso e a “Miscigenação” do Garantido transformem Parintins, pelo menos por três noites, no centro cultural do mundo.

Programação
Festival Folclórico de Parintins
15/06/2011; 17/06/2011; 18/06/2011
Apresentação de quadrilhas e grupos de dança
Local: Praça dos Bois

19/06/2011
Apresentação dos bois-mirins Estrelinha, Tupi e Mineirinho
Local: Praça dos Bois

23/06/2011
Festa dos Visitantes com atração internacional: banda australiana Men at Work
Local: Planeta Boi
Sorteio da ordem de apresentação de Caprichoso e Garantido
Local: Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Obs: O feriado Corpus Christi celebrado no dia 23 foi antecipado para o dia 16 de junho na ilha de Parintins

24/06/2011; 25/06/2011; 26/06/2011
Apresentação dos bois Garantido e Caprichoso
Local: Bumbódromo
Palcos alternativos com música ao vivo que funcionarão antes e depois da apresentação dos bumbás
Local: Praça do Comunas, Chapão, Cristo Redentor e complexo do Cantagalo na comunidades do Aninga


Nenhum comentário:

Postar um comentário