sexta-feira, 6 de maio de 2011

15 anos de 'Pânico'



Há exatos 15 anos, o mestre do terror Wes Craven e o roteirista Kevin Williamson lançavam nos cinemas ‘Pânico’, um filme que prometia revitalizar o gênero slasher – até então esquecido ou sem nenhum filme de tanto impacto desde ‘Halloween’.

O filme acompanha um grupo de jovens que passa a receber telefonemas de um maníaco viciado em filmes de terror. Ele faz às vítimas diversas perguntas sobre filmes do gênero e quem erra, morre.

‘Pânico’ foi lançado nos cinemas norte-americanos no dia 22 de dezembro de 1996 e logo se tornou uma febre entre os críticos e público de todo o mundo. Para se ter uma noção, apenas nos Estados Unidos o filme arrecadou incríveis 103 milhões de dólares e se tornou uma das produções mais lucrativas do ano (o filme teve um orçamento modesto de 14 milhões).

Como o próprio personagem Stuart (Matthew Lillard) diz no longa, hoje em dia tudo tem que ter uma sequência! Com ‘Pânico’ não foi diferente, duas sequências foram lançadas: ‘Pânico 2’ (1997) e ‘Pânico 3’ (2000) – ambos fizeram sucesso nas bilheterias mundiais, mesmo com a fraca recepção dos críticos à 3ª parte.

Vários pontos fizeram com que ‘Pânico’ e suas sequências se tornassem esse fenômeno que são até os dias de hoje. Os filmes têm como marca os diálogos inteligentes e dinâmicos em relação a filmes de terror (daqueles que só os fãs do gênero conseguem entender as piadas) e o elenco, sempre repleto de ídolos adolescentes como: Drew Barrymore, Neve Campbell, Courtney Cox, Sarah Michelle Gellar, Emma Roberts e Hayden Panettiere. Os diversos cameos, ou participações especiais, são outro ponto alto da franquia, Linda Blair, Wes Craven, Kevin Williamson, Joshua Jackson, Tori Spelling, Luke Wilson, Carrie Fisher, Anna Paquin e Kristen Bell já passaram pelos filmes.

Pânico 4

Onze anos depois do último filme da série, chega aos cinemas mundiais 'Pânico 4'. Lançado no dia 15 de abril deste ano, o filme tem como desafio repetir o que seus antecessores fizeram: revitalizar o gênero que, mais uma vez, entrou em declínio. Desde 'Pânico 3' foram poucos os filmes de terror que trouxeram algo novo ao público - que não fosse tortura excessiva (como os filmes da série 'Jogos Mortais') ou remake de algum terror japonês.

Em 'Pânico 4', Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela se reencontra com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) - agora casados - assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente, o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro em perigo.

Segundo Craven, este promete ser o filme mais sangrento e com maior número de vítimas da série. Prova disso é o extensivo elenco do longa, que ainda conta com Hayden Panettiere, Adam Brody, Rory Culkin, Marley Shelton, Erik Knudsen, Nico Tortorella, Anthony Anderson, Marielle Jaffe, Alison Brie, Aimee Teegarden, Brittany Robertson, Anna Paquin, Kristen Bell, Lucy Hale e Shenae Grimes.


Gabriel Machado

O que é o Tumblr?

Entre outras redes sociais, o Tumblr tem se popularizado no Brasil desde o ano passado.

O Tumblr (pronuncia-se tâmbler) é uma plataforma de blogging unida com a interatividade das redes sociais. O sistema possibilita compartilhar links, vídeos e imagens, além de ter incorporado a ferramenta de “seguir” amigos que surgiu com o Twitter, você pode acompanhar outros tumblogs em uma timeline.

Pode ser resumido como um blog de textos curtos, mas não chega a ser um microblog. O Tumblr pode ser colocado numa categoria intermediária, entre o Twitter e o Wordpress.

Além de fáceis e rápidos de serem utilizados, os tumblogs tem toda comodidade de leitura proporcionadas pelo RSS e uma grande galeria de bonitos layouts gratuitos, o que costumamos ver em plataformas como o Blogger ou Wordpress.

O serviço foi criado em 2007 por David Karp, na época com 21 anos, juntamente com Marco Arment, como líder de desenvolvimento, utilizando o Wordpress como CMS base para sua criação. 75000 blogueiros que utilizavam outros sistemas logo mudaram para a plataforma, e desde então o serviço recebeu mais de 3 milhões de usuários, e, aproximadamente, 16 milhões de blogs.

A rede aposta na simplicidade. A postagem de qualquer tipo de conteúdo é rápida e fácil, assim como a disseminação do conteúdo produzido pelos demais usuários.



Principais funcionalidades:


  • Você pode postar facilmente fotos, textos, citações, links conversas e músicas (com a limitação de uma mp3 por dia), de acordo com as opções que a Dashboard oferece.
  • Você pode dar reblog em qualquer post de um usuário do Tumblr, do mesmo jeito que qualquer pessoa pode dar reblog nos seus posts. Os reblogs geram uma lista de “notes” que mostram todos os outros que também reblogaram aquele post.
  • Não é necessário que você poste conteúdo absolutamente original. O tumblog é uma opção válida para quem não quer escrever muito ou elaborar demais seu conteúdo, mas apenas compartilhar links, citações e imagens.


  • Na Dashboard, seu painel de controle, você encontra os dados dos seus blogs e acompanha as atualizações dos usuários que você segue. Como no Twitter, você não precisa atualizar para ver se há posts novos: um balão vermelho aparece no topo da página te dando os números de novas postagens.
  • Todos os posts exibem o ícone de um coração que te dá a opção de like, gostar, de uma publicação. É, mais ou menos, o mesmo princípio do curtir do Facebook.


  • O Ask Me possibilita a criação de perguntas anônimas ou não, como acontece no Formspring.
  • É possível a criação de tags para classificar posts semelhantes do seu tumblog.
  • Você pode ter mais de um tumblog na mesma conta.
  • Postagens diretas pelo celular.

Com a crescente popularização, e pela facilidade de compartilhar conteúdo através desse sistema de blogging, surgiram muitos tumblogs virais, blogs com um assunto específico que geralmente fazem piadas com ícones da cultura pop.

No Brasil começou com o “Porra, Mauricio”, que faz piadinhas com os gibis da Turma da Mônica, e hoje há ícones como “Fica, Vai Ter Bolo”, “Exalta Tumblr” e “Parede de Pobre”.

Você pode saber mais sobre o Tumblr nos links abaixo:

Meninos do 'Fica, Vai Ter Bolo' ensinam a criar Tumblr da hora - Folhateen
Entrevistamos David Karp, o criador do Tumblr - Info
Subversão "nonsense" ataca redes sociais - O Globo

Por Irena Freitas

Feira de adoção de cães e gatos neste sábado

Por Mônica Dias

O grupo ComPaixão Animal realizará a primeira feira de adoção de animais resgatados por maus tratos ou da rua. Até agora 14 cães e nove gatos já receberam os cuidados e foram cadastrados para a feira, que acontecerá neste sábado (07), no Pet Miau Auau, Parque 10.

O grupo existe desde o começo de 2010, e funciona basicamente pela internet, via e-mail e redes sociais. Atualmente reúne mais de 200 integrantes, que se autodenominam 'resgateiros'. Eles resgatam, dão vacinas, adestram, medicam, e conseguem abrigo e donos para os gatos e cachorros. Os serviços são bancados pelos próprios integrantes, que fazem 'cotinhas' e negociam com pet shops locação e cuidados, ou abrigam em suas próprias casas.

Quem tiver interesse em adotar, basta ir ao pet shop Miau Auau entre 8h e 18h. Lá os voluntários farão uma pequena entrevista para saber se a pessoa tem ou não condições de criar o pet desejado. Se aprovado, o novo dono assina um documento garantindo que terá os devidos cuidados com o animal. Todos os gatos e cachorros disponíveis estão saudáveis, vacinados, castrados e tomaram todas as doses de medicações para verme.

Colaboração
O grupo realiza, entre outras atividades, um fundo de castração para os animais desde fevereiro deste ano. Todo mês os integrantes colaboram com R$20,00 para financiar as cirurgias. Desde lá, 53 animais já foram castrados pelo veterinário Felipe Rydhjá, que só cobra o valor dos materiais utilizados no processo.

A agente publicitária Saskya Canizo, integrante do grupo, diz que a castração é muito importante para os animais de estimação modernos. "Além de evitar que eles procriem indevidamente, deixando vários filhotes na rua, ainda ajuda a acalmá-los, o que facilita o relacionamento com o dono e as demais pessoas. Eles ficam menos agressivos, e menos efusivos", explica, ressaltando a importância de o processo ser feito por bons profissionais e com um bom acompanhamento.

Para continuar realizando suas atividades, o ComPaixão Animal precisa de doações. "Gastamos muito em pet shops, principalmente quando se trata de abrigo, já que é preciso pagar por dia nesses locais", conta Saskya. Para doar ou ser um novo integrante, basta mandar um e-mail para compaixaoanimal@gmail.com.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ô, chuvinha boa! ...boa mesmo!?!

Tudo ao mesmo tempo, hein!?!
      Tentando, em vão, desviar da bendita confusão no trânsito da rua Silves, na Cachoeirinha, deparamo-nos com uma cena bem comum: mais uma vez a água transbordando a ponte da avenida Tefé. 
      Acrescente-se, contudo, desta vez, o asfalto que está cedendo! 
      Na rua, pessoas por todos os lados, no meio da chuva, algumas  assustadas, outras revoltadas - ao que tudo indica são todos moradores do entorno da ponte, impelidos a sair de suas casas. Não se consegue seguir ou retornar nesse momento!

Por Kelly.G.C.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FATURAMENTO DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS PREVÊ AUMENTO DE EMPREGOS ATE O FINAL DESTE ANO

Por Luryan Carvalho
O faturamento do comércio varejista do mês de março comparado com o de Fevereiro do ano passado mostra que os indicadores apresentaram 4,08% de melhora para os bens semiduráveis que indicaram 9,16% juntamente com o comercio automotivo que apresentou variação de caráter pratico de 20,49%, a única exceção vista seria o comercio de material de construção que variou negativamente em 12,23% segundo a pesquisa de Sondagem Conjuntural do comercio varejista de Manaus feita pelo IFPEAM - Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresarias do Amazonas.
Já o pólo industrial de Manaus (PIM) estimulado pela comercialização do setor Eletroeletrônico, Informática e Motocicletas no primeiro bimestre deste ano chegou ao total de US$ 5,879 bilhões contra US$ 4,552 bilhões de janeiro a fevereiro do ano passado. Com os dados do faturamento Eletroeletrônico de US$ 1,789 bilhão, alta de 24,65%, de Bens de Informática com US$ 207 milhões, 18,20% superior que o mesmo mês em 2010, e de motocicletas que alcançou US$ 1,393 bilhão em vendas, excedendo os US$ 919 milhões do primeiro bimestre do ano passado, com uma altercação de 51,52%. Também foram registrados aumento de 108 mil vagas e 109 mil empregos, a alta foi de 1,27%. Dados divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que alega que a indústria em fevereiro provocou alta de 37,01% em comparação com o resultado de fevereiro de 2010. A Suframa prevê crescimento em 2011 entre US$ 38 bilhões a US$ 40 bilhões, contra US$ 35 bilhões do ano passado, tendo em vista que ate fevereiro deste ano foram registrados 111.558 mil empregos diretos no PIM, enquanto que o total em fevereiro do ano passado foi de 96.687 postos.
Tiveram alta também a produção de aparelhos celulares com 54,10%, TV com tela de cristal líquido (LCD) com 11,51% a produção de relógios de pulso com 99,21%, juntamente com a produção de microcomputadores incluindo os portáteis que deu um salto de 246,93% no bimestre (137,5 mil unidades) contra as 39 mil unidades do igual período de 2010. O seguimento da industria química contestou por 14,49% (US$ 406 milhões) do faturamento do PIM, em janeiro, com alta de 27,93% sobre o igual período do ano passado quando faturou US$ 317 milhões.  “A Suframa, com base nesses dados, mantém a previsão de chegarmos ao final de 2011 com um crescimento no faturamento entre 10% a 12%”, disse a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso.