sábado, 18 de junho de 2011

Ciclo de Palestras Mimo.com

 No dia 17 de maio (terça-feira), as 19hr30min, o Grupo de pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), iniciou no Espaço Thiago de Mello da Saraiva Megastore, o Ciclo de palestras Mimo.Com.


Na primeira edição do evento, o tema discutido foi “A nudez como expressão da liberdade na moda”, e a palestrante foi à professora doutora da Ufam Patrícia Sampaio.

“Quando estás vestida, ninguém imagina os mundos que escondes sob tuas roupas.”, foi com a citação de Nelson Bandeira, que Patrícia Sampaio deu inicio a sua magnífica aula de como a nudez pode representar muitos atos, e também como ela foi utilizada no decorrer da historia. Ela nos contou como a nudez, foi utilizada para hierarquizar, classificar, celebrar e expressar tal sentimento de liberdade.

O evento foi composto por estudantes, professores, amigos, amantes da moda e pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam, Nelson Noronha, que disse: “Moda é a expressão mais forte da liberdade.”.

O Mimo.com, pretende realizar palestras mensalmente, com diversos nomes do meio acadêmico.  Esse ciclo de palestra tem o intuito de promover debates sobre Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda. E nos mostra também, que moda não é apenas algo de muito glamour e futilidades. É um meio de muito estudo e aprendizagem.

 O projeto é uma iniciativa do Grupo de pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO) da Ufam, que surgiu da necessidade de um diálogo interdisciplinar das pesquisas em Artes, Comunicação, Cinema, Linguística, Literatura, Mídia e Moda. Coordenado pelo professor doutor da Ufam Gilson Monteiro.

E para a segunda edição do ciclo de palestras, o Mimo.com irá trazer o Professor de História da Arte, Wallace Lira, que abordará o tema: “O tempo de cada moda: uma discussão sobre a relação temporal da moda e suas implicações culturais”.



Para quem quiser ir conferir esse segundo ciclo de palestras, não deixe de conferir no dia 21 de junho, às 19h30min, na Livraria Saraiva, no espaço Thiago de Mello, Manauara Shopping. A palestra com Wallace Lira, de tema: “O tempo de cada moda: uma discussão sobre a relação temporal da moda e suas implicações culturais”.

Por Rianna Carvalho.

A questão das cotas

por Beatriz Goes


Muito comum na grande mídia é o debate acerca da adoção ou não de um sistema de cotas nas universidades federais. Argumentos contra e a favor é que não faltam. De um lado se tem os  que vêem a cota como uma forma de diminuir as desigualdades sociais no país e compensar uma parcela da população que foi escravizada e discriminada por muito tempo, de outro aqueles que vêem a cota como algo injusto que estaria privilegiando apenas uma parcela da população.
“Na Ufam ainda não existe nenhum sistema de cotas, mas é algo que está sendo levado em consideração e estudado pela coletividade na elaboração do novo regimento da universidade”, fala a pró-reitora de ensino de graduação da universidade, Francisca Cavalcanti. A pró-reitora também aponta para a necessidade de se ter um olhar muito mais social do que racial na adoção de um sistema de cotas, pois para ela, o problema está na desigualdade social. “A gente tem que olhar com um olhar social. Se a gente tem dívida social, quem é esse social mesmo? Pois existe injustiça social. Se a gente tem dívida a pagar socialmente, que a gente a perceba”, afirma a pró-reitora.
Já para a pedagoga Ednalda Santos, a cota social existe apenas camuflar e fugir da adoção da cota social. “Como a maioria discorda das cotas raciais, eles dizem que o problema é melhorar a educação básica, o problema é atender a pessoas que são das escolas públicas. Então quando as universidades aprovam cotas, geralmente, aprovam nesse bojo porque aí minimiza essa polêmica”,critica a pedagoga.
A pedagoga afirma ainda que é a favor do sistema de cotas raciais, pois na cota racial estaria embutida a cota social. “Eu sou a favor do sistema de cotas. Independente de você ser  oriundo de escola pública ou privada, a questão é o pertencimento étnico e racial. O indígena, o quilombola, o afro-descendente”, declara a pedagoga.
Na sociedade em geral, as dúvidas continuam. As cotas seriam um instrumento de inclusão ou vão gerar ainda mais preconceito? Há até quem diga que os estudantes beneficiados pelo sistema de cotas podem passar a acreditar que só estão na faculdade por conta da obrigatoriedade. Qual é a sua opinião sobre o assunto?

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oficina do Casamento

Por Luan Crispim
O convívio conjugal é marcado pelo desafio diário de superar os contratempos de um relacionamento, vencendo as diferenças pessoais e conquistando estabilidade emocional nos momentos de crise. A Oficina do Casamento, que acontecerá nos dias 23 e 25 de junho, no auditório da Nova Igreja Batista, abordará a realidade matrimonial de forma divertida, objetiva e prática.

"Esteve evento não é restrito aos casais que estão passando por momentos de crise. Ele é importante para que situações difíceis sejam evitadas futuramente. Quando estamos preparados, conseguimos encarar tribulações de forma sábia e madura." (Pr. David Hatcher)  

Os temas "Pilares do casamento", "O amor de verdade", "Criando bons filhos", "Sem crise é melhor", "Sexo é bom" e muitos outros serão ministrados pelo palestrante David Hatcher, conferencista reconhecido pelo seu jeito humorístico e sincero de abordar assuntos considerados tabus. Conselhos e dicas práticas fazem parte da metodologia, de modo que os ensinamentos recebidos são concretizados com naturalidade.

Na última realização da Oficina do Casamento, quase 3.000 pessoas participaram das palestras e, hoje, muitos afirmam ter sido impactados, sendo seus relacionamentos conjugais transformados. E os resultados de um casamento restaurado podem ser vividos na educação dos filhos, na profissão, na estabilidade emocional e espiritual, no desenvolvimento físico-mental e em todo o convívio social.  O investimento para o evento é de R$ 15,00 (individual), onde são inclusos material didático e coffee break, além de aulas com recursos visuais, dinâmicas e exercícios práticos. 

Informe-se pelos telefones: 3236-6218/9215-0597

Sobrevivente do Holocausto dá palestra na Ufam

Por Felipe Libório


Ocorreu nessa segunda-feira, 13, no Auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas, (Ufam), a palestra do SR. Henry Nekrycz, mais conhecido pelo pseudônimo de Ben Abraham. Nascido na cidade polonesa de Lodz em 1924, Ben Abraham é um dos sobreviventes do Holocausto judeu ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Vivendo no Brasil desde 1955, ele naturalizou-se brasileiro em 1957 e dedica sua vida a escrever e ministrar palestrar sobre a experiência que viveu. Em visita a Manaus, o jornalista e escritor falou para mais de trezentas pessoas no auditório Eulálio Chaves, sendo a maioria do público composta por estudantes do Centro Educacional Lato Sensu. Aqui foram compiladas algumas das principais perguntas feitas ao sobrevivente durante a palestra e suas respectivas respostas.

Como era a vida dos judeus na Europa antes do advento do nazismo?    A vida dos judeus na Polônia, onde eu vivia, já era uma desgraça muito antes do nazismo. Éramos considerados cidadãos de segunda e terceira classe, sem uma série de direitos e benefícios dos quais dispunham os poloneses. Pagávamos impostos mais altos, podíamos ser despejados a qualquer momento, sem qualquer motivo. Nas universidades havia um número máximo de judeus permitidos e nas salas de aula uma fileira era separada para os judeus, o que chamávamos de “gueto de cadeiras”. Hitler fez o trabalho sujo que todos queriam fazer, mas ninguém teve coragem. Durante a guerra, navios cheios de judeus foram enviados a vários países, inclusive os Estados Unidos, e mandados de volta ao porto de origem.

Como foi o início das perseguições?
Quando os alemães chegaram à minha cidade, todos correram para vê-los desfilando com seus uniformes pardos, carros blindados e todo o aparato de guerra nazista. Não demorou para que as medidas contra nós fossem tomadas. Primeiro nos foi proibido circular nas ruas principais, depois fomos obrigados a usar estrelas de Davi amarelas com a inscrição “Jude” nos braços e nas costas. Os alemães cortavam e arrancavam as barbas dos religiosos, atiravam aleatoriamente em pessoas do gueto, homens eram fuzilados nas ruas principais, na frente de suas mães, esposas, filhos e irmãos.

Como era a vida no gueto?
No gueto faltava comida e não havia aquecimento. Por causa do frio, muitos adoeciam. Os alemães instalaram uma fábrica de uniformes e armamentos leves onde éramos obrigados a trabalhar. Todos os inaptos para o trabalho (idosos, crianças, doentes, mulheres grávidas) eram levados num caminhão para um lugar desconhecido. Depois da guerra soubemos que eles eram asfixiados dentro desses caminhões e seus corpos enterrados em valas comuns. Meu pai adoeceu e morreu por falta de cuidados no gueto. Ele sofreu tanto que lembro de minha mãe ter dito: “Graças a D-us que ele morreu.”

Como foi a transferência para os campos?
Em 1943 nós fomos enviados ao campo de Brauschweig. Éramos transportados em vagões apertados, muitos estavam doentes, o cheiro era insuportável. Quando chegamos ao campo, fomos recebidos a chicotadas e separados em três grupos: homens, mulheres e inaptos para o trabalho. Esses eram enviados diretamente para as câmaras de gás. Muitas mulheres recusavam-se a se separar de suas crianças e eram levadas junto com elas. Os dois outros grupos passavam por uma seleção às vistas de um oficial alemão. Os que eram considerados aptos para o trabalho iam para a direita e os que eram considerados inaptos, para a esquerda. Passei pela seleção ao lado da minha mãe. Eu fui para a direita e ela para a esquerda. Foi a última vez que a vi. Depois disso ainda fui transferido para Watenstadt, Ravensbruck e, por fim, Auschwitz. Tínhamos que caminhar vários quilômetros no frio entre um campo e outro. Muitos caíam de cansaço e eram fuzilados no meio do caminho.

Como era a vida nos campos?
Recebíamos uma miséria de comida e éramos obrigados a trabalhar o dia todo. Esperávamos ansiosamente pelo dia do Yom Kipur (quando os judeus jejuam), pois nos era dado uma sopa reforçada. Muitos se jogavam nas cercas eletrificadas para morrer. Para manter minha sanidade e o meu otimismo, eu marcava um dia no calendário como o dia da minha libertação e contava regressivamente até ele. Quando o dia chegava e eu ainda não havia sido libertado, eu escolhia outra data e começava a contar novamente.

Como foi a sua libertação?
Na noite do dia 01 de maio os aliados libertaram Auschwitz. Quando os soldados, que eram principalmente jovens americanos e ingleses, viam o estado das pessoas, eles choravam e escondiam o rosto.  Eu pesava 28 quilos, tinha tuberculose nos dois pulmões, escorbuto e disenteria com sangue. Passei vários meses nos hospitais aliados para me recuperar das minhas seqüelas.

Você guarda algum ressentimento contra a Alemanha pelo que aconteceu na Segunda Guerra?
O povo alemão tem tomado muitas medidas para reparar os erros cometidos durante o Holocausto. Eu mesmo já visitei a Alemanha e dei palestras em escolas e universidades a convite do governo alemão. No entanto, eu não posso perdoar o que aconteceu, já que eu fui apenas uma das 6 milhões de vítimas das atrocidades nazistas, além dos milhares de ciganos, homossexuais, deficientes, eslavos, comunistas e testemunhas de Jeová. Acredito em medidas para reparar o que aconteceu, mas não em perdão.

Você acredita que o povo judeu poderia ter agido de forma mais agressiva para evitar o que aconteceu durante o Holocausto?
Não é possível que uma pessoa que viva em tempos de paz, alimentada e confortável, possa conceber o que vivemos naquela época. Quando se vê seus parentes, amigos e vizinhos serem assassinados diariamente, pessoas morrerem de doenças, fome, quando não se pode dormir por causa das dores no estômago; a única coisa em que se pensa é em sobreviver por mais uma hora ou duas. Mesmo assim, no gueto de Varsóvia, rapazes e moças munidos de armas obsoletas compradas a preço de ouro dos poloneses se levantaram e desafiaram a maior máquina de guerra que existia na face da Terra. Sem qualquer chance de vencer ou sobreviver, eles lutaram e resistiram mais tempo que a Polônia e apenas uma semana a menos que a França, a Bélgica e Luxemburgo.

São Francisco leva devotos para as ruas

Devotos e fiéis celebram na diocese de Santo Antônio, na noite desta segunda-feira (13) o aniversário de 780 anos da morte do frei franciscano Antônio de Pádua. O pároco Pedro Cavalcante estima que aproximadamente três mil pessoas participaram da programação desta segunda dedicada ao Santo. Conhecido popularmente como Santo casamenteiro, Santo Antônio atrai há séculos a atenção de muitas pessoas, principalmente moças, que pedem um bom companheiro para levá-las ao altar, explica o padre. "Essa fama veio de uma das histórias do Santo. Acredita-se que ele tenha conseguido casar uma moça sem dote, o que na época era quase impossível", conta. Na véspera da data, a tradicional livraria Paulinas, Centro, recebeu muitas mulheres procurando artigos para ajudar em simpatias, é o que afirma a vendedora do local, Glaucimara Silva. "Os produtos que mais saíram foram as medalhinhas do Santo (R$0,70), santinhos com orações (R$0,75) e imagens (R$9,00 a R$65,00). Hoje pela manhã a loja estava repleta de mulheres procurando produtos para ajudar em simpatias, ou para pagar alguma promessa na procissão. Galucimara explica que as simpatias mais famosas são as de colocar o Santo de cabeça para baixo em um copo d'água, ou tirar o bebê de Jesus Cristo do colo da imagem, e só devolver depois que as mulheres conseguem um marido. Mas a universitária Ozanira Vasconcelos, acredita que é com carinho que vai conseguir um bom par romântico. Divorciada desde 2006, a devota conta com a ajuda do casamenteiro para este ano. "Vou casar com a pessoa certa dessa vez. Já fiz a promessa! Vou comparecer nas 13 novenas, ininterruptamente, este ano, e vou conseguir", afirmou sorridente. Apesar da fama de casamenteiro, o padre Pedro explica que a maioria das promessas feitas na paróquia é pedindo a cura de crianças, ou o pagamento de dívidas. "Santo Antônio era conhecido pelos seus belos discursos, e por ser um bom pregador. A fama de juntar casais veio do popular mesmo, porque ele é patrono dos oradores", comenta, "Nesses dez anos aqui na paróquia o milagre mais bonito que presenciei foi de um jovem casal que não conseguia ter filhos, e graças à promessa e a fé, hoje são pais de um menino de 3 meses".

Por Mônica Dias

Universitário japonês que testemunhou o terremoto em seu país trabalha como professor voluntário em Manaus

So Ilja, 22 anos, estudava na biblioteca da Universidade de Hokkaido quando o terremoto do dia 11 de março atingiu, às 14h, a ilha ao norte do Japão. Abalos sísmicos são freqüentes no país e o rapaz só procurou abrigo quando os tremores se intensificaram. Depois que o tremor de terra passou, Ilja procurou notícias de seus familiares, mas os telefones só voltariam a funcionar quatro horas mais tarde. Decidiu então ir a um shopping onde encontrou vários televisores ligados e só então se deu conta do tamanho da tragédia.

O terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão foi o pior já registrado no país, alcançando magnitude 8,9 na escala de 0 a 10 que mede a intensidade dos tremores. Como o ponto central do tremor foi em meio ao oceano, o choque causou tsunamis de 10 metros de altura que destruíram cidades inteiras, além de provocar na usina atômica de Fukushima um dos maiores desastres nucleares da História. Cerca de 14 mil pessoas morreram e 9 mil continuam desaparecidas.

“Os trens só voltariam a funcionar à meia-noite e eu andei por seis horas para chegar em casa”, relata o estudante. “Em muitas cidades não havia água, nem energia. Estavam todos consternados.”

O último grande terremoto ocorrido no Japão atingiu a região metropolitana de Osaka em 1995. Em 20 segundos o abalo atingiu magnitude 7,3 e matou 6 mil pessoas, além de deixar 40 mil feridos e 300 mil desabrigados. Neste, ao contrário do que ocorreu no dia 11 de março, a devastação se deu em decorrência dos tremores em si, e não do tsunami gerado por eles.

Apenas três meses antes do terremoto atingir a costa japonesa, So Ilja havia sido aceito para uma vaga como voluntário ensinando Língua Japonesa em Manaus. As aulas seriam parte de um projeto do Alternativo de Petrópolis, em que cursos de Inglês e Japonês seriam ministrados a preços acessíveis à comunidade, promovendo capacitação para o mercado de trabalho e, principalmente, para o atendimento de turistas estrangeiros durante a Copa de 2014.

“A princípio eu não viria mais”, conta Ilja. “As pessoas no Japão estavam muito necessitadas e eu queria trabalhar como voluntário. Porém, a minha vinda era um compromisso com o Altpet e as pessoas de Manaus, então decidi vir.”

So Ilja saiu do Japão apenas uma semana após o terremoto ter atingido o seu país. Desde então tem acompanhado as notícias através do canal japonês NHK e da internet.

“Ainda me sinto muito triste, mas não posso fazer nada. Então decidi me concentrar no trabalho aqui em Manaus e ser voluntário no Japão quando voltar”, afirma ele.

Ilja já está em Manaus há três meses e já consegue se comunicar em Português. Ele mora em Petrópolis, na casa do presidente do AltPet, e dá aulas para a comunidade duas vezes por semana. Diz que achou estranho o café tão doce (no Japão, el é tomado sem açúcar) e o almoço, e não o jantar, ser a refeição mais importante. Quando chegou à cidade, foi recebido no aeroporto com um abraço por um dos membros da organização que o trouxe. Demonstrações físicas de afeto não são comuns na cultura japonesa e Ilja conta que ficou “petrificado”.

“As pessoas foram muito gentis comigo desde o começo. No início foi estranho, mas agora eu mesmo já estou trocando beijos e abraços como todo o mundo”.

Como o custo de uma ligação para o Japão é alto e os seus pais não sabem usar o Skype, Ilja não fala com eles desde que saiu do Japão. O único meio de comunicação entre ele e sua família são os e-mails que trocam freqüentemente. Ele conta que os pais gostam de ler a respeito do Brasil e de Manaus e dizem para que ele “tenha cuidado”.

No Japão, é comum as pessoas saírem à meia-noite nas ruas sem qualquer problema. Os índices de criminalidade no país vêm caindo constantemente há mais de oito anos. Entre 2009 e 2010, as ocorrências violentas caíram 6,9%, acompanhando a recuperação econômica do país. Em Manaus, as pessoas insistem para que Ilja não saia sozinho, principalmente à noite. Morando no bairro de Petrópolis ele viu, pela primeira vez, uma pessoa portando uma arma de fogo.

“Eu fiquei com muito medo e voltei para casa correndo”, ele conta. “Apesar disso eu sei que as pessoas de Manaus são boas e muito felizes. Japoneses não falam muito e leva-se tempo para construir um relacionamento, enquanto aqui eu já tenho diversos amigos.”

Por Felipe Libório

XTerra Brasil teve estrangeiros na primeira posição

Australiano Ben Allen e austríaca Carina Wasle levaram os trófeus de primeiro lugar no triathlon de elite, a modalidade mais importante do X-Terra Gobal Tuor 2011. A etapa brasileira do circuito mundial de Triathlon Corss Country está em sua sétima edição, e foi sediado pela primeira vez no Amazonas.

O X-Terra Brasil levou 300 atletas, de várias partes do mundo, para competir nas 15 modalidades de Triathlon na manhã deste sábado (11). A concentração dos competidores começou às 3h40 na base do Centro de Instrução de Guerra da Selva (Cigs), São Jorge, de onde seguiram para as margens do Rio Amazonas, e foram levados por 7 voadeiras e um ferryboat para a Base de Instrução Pedro Texeira (BI4), situada no Km48 da estrada Puraquequara.

Por volta das 6h da manhã, as embarcações fluviais do Cigs chegaram na BI4, onde os atletas começaram a se preparar para o circuito de 40,5 km, divididos entre 1,5km de natação, 30km de ciclismo e 9km de corrida, traçado dentro do chamado "Quadrado Maldito", área de treinamento do exército localizada entre as seis Bases de Instrução do Cigs. Às 8h os competidores começaram a prova nadando no Lago Puraquequara.
A vencedora da modalidade de elite feminina, a austríaca Carine Wasle, mesmo antes de vencer, parecia tranquila e confiante. "Eu vim de muito longe com o objetivo de ganhar. Sei que vou estar no top 3", e confirmou o que disse terminando o trajeto em 2h52. Após vencer a modalidade, a atleta confessou que estava preocupada com os possíveis ataques de animais. "Fiquei com um pouco de medo. Antes da prova estavam falando de piranhas e onças, mas, ainda bem, não enfrentei nenhum problema desse tipo", brinca a austríaca que já havia vencido este ano a mesma modalidade no X-Terra Africa do Sul.

Quem também cumpriu com a palavra foi o triatleta inglês Sam Gardner, vencedor da terceira posição na modalidade elite masculino no evento. O competidor participa há seis anos dos circuitos europeus, já conquistou este ano as primeiras posições nos X-Terras Philippines e Saipan, e veio pela primeira vez ao Brasil confiante que estaria entre os três primeiros colocados. "O clima e a vegetação são bem diferentes na Inglaterra, mas vim aqui para ficar entre o três primeiros, e acho que consigo", comentou Sam alguns minutos antes do incío da prova.

Mas o primeiro a terminar o percurso foi o australiano Benjamin Allen, que levou o primeiro lugar na categoria elite masculino com o tempo de 2h27. Esta foi a primeira competição dele no Brasil, e já suficiente para deixar boa impressão. "Gostei muito da experiência, é um lugar maravilhoso, todos aqui são muito amigáveis. Vou levar boas recomendações daqui para meus amigos", disse Ben Allen.

Brasileiros

A maioria dos brasileiros que participaram do evento eram do sudeste, de acordo com a assessoria. Mas foi o gaúcho Felipe Moletta que conseguiu a melhor posição nacional, levando a segunda posição da categoria elite masculino, com 2h29, chegando apenas dois minutos depois do primeiro lugar, Ben Allen. O atleta compete no X-Terra desde 2005, e há três anos na modalidade profissional. Essa foi a melhor classificação do atleta em toda a sua história no evento.

A paulista Sabrina Gobbo, vencedora do segundo lugar na modalidade elite feminino, ficou muito surpresa com sua classificação. A atleta, que já havia conquistado no ano passado a segunda posição do X-Terra Global Tour 2010, em Mangaratiba, Rio de Janeiro, este ano enfrentou muitas dificuldades em manter a classificação. "Não tive muito tempo de treinar este ano. Semana passada tive uma virose, e estou no meio do meu doutorado em Ecologia Aplicada. Fora isso, há muito tempo não tinham mulheres tão fortes competindo no X-Terra, estou muito surpresa com a minha colocação", explica.

Manauaras

A modalidade de revezamento contou com 23 equipes inscritas, e teve no primeiro lugar a equipe de Minas Gerais. Mas a segunda e a terceira posição foram ocupadas por equipes manauaras, únicos a representarem a cidade no pódio. Hemerson Guimarães, corredor da equipe vice-campeã, se mostrou feliz com a colocação. "É a primeira vez que nós participamos, foi um privilégio estar aqui entre tantos atletas experientes. A competição teve um nível bem difícil, e mesmo assim nossa equipe estreante conseguiu subir no pódio deixando muito sulista pra trás", brinca o atleta, que pratica a modalidade há 11 anos.

Esta mesma equipe contava com o nadador Matheus, de apenas 14 anos, que terminou o percurso de 1,5km em 20 minutos, e foi o quarto a terminar a prova de natação. "Eu fiquei sabendo do X-Terra pelo meu professor de musculação, perguntei do meu pai se podia participar e ele deixou. Treino a modalidade há 5 anos, e estou muito feliz com o resultado, acho que consegui uma boa posição", conta o atleta, que ainda está no nono ano do ensino fundamental, e terminou a prova de natação antes do atleta de elite Sam Gardner.

Por Mônica Dias

Novo método de transplante promete reduzir filas de espera por rim no Amazonas


Transplante de rim com órgão de doador falecido já é possível no Amazonas. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) concluiu a estrutura necessária ao procedimento inédito no Estado, e nesta quarta-feira (15) cerca de 100 pessoas começaram a ser capacitadas para realizar o transplante. Dependo apenas das doações para dar início aos transplantes, a secretaria espera realizar a primeira operação ainda em junho.

A modalidade vai ampliar o serviço estadual de captação de órgãos e tecidos, além de possibilitar que o atendimento aos doentes renais crônicos seja feito com maior rapidez. O sistema de saúde local, que realizava apenas transplante de córneas e de rimintervivos (com órgão de pessoa viva, com compatibilidade genética com o paciente), tem atualmente cerca de 451 pacientes renais crônicos aguardando o transplante, de acordo com a secretaria.

A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, informa que a captação de rim já pode ser realizada em qualquer uma das unidades de urgência e emergência da rede de saúde pública e privada. Nessas unidades foram implantadas as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que serão as responsáveis pelo contato com a Central Estadual de Transplantes diante do surgimento de uma possível doação. Os doadores potenciais de órgãos são principalmente vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma craniano, assistidos em Unidades de Terapia Intensiva. A doação pode ser feita entre 0 e 60 anos de idade e é preciso que o doador tenha órgãos saudáveis e nenhuma infecção.

A coordenadora esclarece ainda que a doação de órgãos e tecidos só pode ser feita a partir do diagnóstico de morte encefálica, que representa o fim irreversível da atividade cerebral e da vida, embora os outros órgãos continuem funcionando com o auxílio de aparelhos. Esse diagnóstico é feito por profissionais habilitados e por meio de exame específico - ecodoppler transcraneano - e é a partir daí que a família pode decidir sobre a doação.

Com o novo procedimento e campanhas para sensibilizar a população quanto a doação de órgãos, a secretaria pretende reduzir, a partir de um ano, entre 30% e 40% a lista de espera por um rim no Estado.

Por Mônica Dias

Vazamento deixa mancha de 300 metros no Rio Negro

Contêiner da empresa Látex da Amazônia vazou cerca de 16 toneladas de látex no Rio Negro, na tarde desta quinta-feira (16). O vazamento ocorreu por volta das 13h30, quando chovia forte, e causou uma mancha no Rio Negro que se expandiu num raio de aproximadamente 300 metros.

 A empresa SuperTerminais providenciou a contenção do produto no pátio, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, utilizando areia, mas muito do volume que vazou escorreu em direção ao rio. As informações são da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 Até o final da tarde desta quinta-feira, não havia confirmação sobre a composição química do produto. A Super Terminais afirma que o contêiner continha látex para a produção de preservativos, importado da Guatemala, não possuía teor tóxico e a sua composição era 60% de látex liquido, 39,5% de água e apenas 0,5% de amônia, que era usada como conservante.

 Um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado, informou que o empilhador não foi avisado de que a carga precisava de manuseio especial, e ao perceber o vazamento chamou a técnica de segurança. Segundo a assessoria da empresa, logo que o problema foi notado, a equipe de meio ambiente e a brigada de incêndio da Super Terminais trabalharam no isolamento da área e na contenção do vazamento.

 A Semmas deu um prazo de 24 horas para que a empresa Superterminais apresente, na sede do órgão, toda a documentação que comprove a composição química do produto que vazou de um contêiner que estava acondicionado no pátio da empresa. Além da composição química do produto, a empresa deverá apresentar também relatório com todos os procedimentos adotados no caso, a licença ambiental para transporte da carga e a destinação dos resíduos coletados.

 Por Mônica Dias

Carga Tributária - O grande desafio para este ano

Por Henrique Xavier
Durante a corrida presidencial muito se falou sobre carga tributária. Os principais candidatos inseriram em suas propostas a redução desse mal que aflige o país e ceifa empregos, investimentos e desenvolvimentos. Não há dúvidas de que a tributação do mercado doméstico é elevada quando observada sob a ótica de um país em franco desenvolvimento.

Passados cinco meses do novo governo, percebe-se que dificilmente a presidente Dilma irá reduzi-la, pois não é crível que se abra mão de realizações que vão demandar investimentos e consequente arrecadação. “Isto se dá, porque a realidade do cargo é diferente do ambiente de preparação do projeto do candidato. A política atual é feita com alianças e a presidente não tem como fugir dessa conjuntura, portanto deverá lidar com o interesse desenvolvimentista de um país em crescimento, que demanda investimentos”, explicou o cientista político e presidente do Sindicato do Sociólogos do Amazonas, Ronaldo Antônio dos Santos.


Burocracia tributária, sinônimo de informalidade

Por mais que tenhamos ouvido sobre redução de carga tributária, salvo casos pontuais de desoneração de setores específicos em algumas regiões, isso somente vai acontecer, se é que irá ocorrer, com tempo e interesse político. O Amazonas, por exemplo, continuará sendo, felizmente, uma das regiões menos tributadas do país, embora a burocracia tributária gerenciada no Estado seja ainda pior que a alta carga de impostos presente no resto do país, vez que leva pessoas à informalidade, incentiva o aumento do custo dos produtos, gera confusão com as diversas interpretações da lei de incentivos fiscais, cria uma guerra silenciosa com regiões naturalmente concorrentes, como São Paulo e Minas, e resulta em instabilidade jurídica. As empresas instaladas no Amazonas, a exemplo do que ocorre nos outros Estados, gastaram 2.600 horas com obrigações tributárias em 2010, conforme estudo do CNI (Confederação Nacional da Indústria). “Toda essa burocracia gera altos custos financeiros e instabilidade, uma vez que, por muitas vezes, a indústria cumpre determinada norma, porém, é autuada com pesada multa, pela simples razão do agente fiscal ter entendimento diferente sobre a mesma norma”, asseverou o vice-presidente da CNI, José Nasser em conversa com o LAB F5.

Todas as empresas nacionais, de todos os portes, mesmo as que estão no Simples, sofrem para atender todas as normas tributárias e compreender a legislação atual. Uma legislação tributária clara, simples, direta, que evite divergências, interpretações e contestações judiciais é o que os empresários esperam para os próximos meses. O momento político para a reforma tributária se apresenta para Dilma Roussef como um grande desafio e a presidente não poderá postergá-lo, sob pena de lançar o país em mais oito anos de escuridão tributária.

A festa vai começar!

por Beatriz Goes



Está quase tudo pronto para o 46° festival Folclórico de Parintins. Em exatamente uma semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, os bois Garantido e Caprichoso entram em cena para mais uma vez mostrar porque esse festival tem porte e significado que poderiam torná-lo patrimônio cultural da humanidade.
Neste ano o azul e branco defende o tema “A Magia que Encanta”, resgatando o encantamento e magia da festa na ilha Tupinambarana. Segundo o diretor de projeto do conselho de arte do Caprichoso, Gil Gonçalves, o bumbá levará para a arena algo inovador, que vai impactar toda a torcida e todos que assistirem ao Festival Folclórico de Parintins.
Já o boi de Lindolfo Monteverde vem apostando no tema “Miscigenação”, falando da mestiçagem que compõe não só as populações amazônicas, mas o povo brasileiro. Segundo o presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Telo Pinto, o tema deste ano é o fechamento de uma trilogia que começou há dois anos. “Em nossos dois últimos temas, revelamos o sentimento que move a nação vermelha e branca, emoção e paixão. Em 2011, vamos compor a trilogia desse amor tendo como foco a miscigenação que        resultou nesta gente simples e mestiça que compõe a nossa galera ”.
Mais de 100 mil pessoas são atraídas anualmente para o Festival de Parintins: a cada noite, o resultado dos ensaios nos QG’s de Caprichoso e Garantido é apresentado através de um conjunto folclórico marcado por alegorias impressionantes, coreografias inusitadas e fantasias impecáveis. Roberto Reis, artista responsável pela confecção das fantasias de vários itens oficiais do Garantido afirma que em 2011 o boi bumbá traz novidades para a arena. “O boi bumbá Garantido nunca deixou de ter novidades e eu mais um ano vou buscar inovar e fazer um trabalho bonito que todo ano venho fazendo”, destaca Reis.
Que comece mais um festival. E que a “A Magia que Encanta” do Caprichoso e a “Miscigenação” do Garantido transformem Parintins, pelo menos por três noites, no centro cultural do mundo.

Programação
Festival Folclórico de Parintins
15/06/2011; 17/06/2011; 18/06/2011
Apresentação de quadrilhas e grupos de dança
Local: Praça dos Bois

19/06/2011
Apresentação dos bois-mirins Estrelinha, Tupi e Mineirinho
Local: Praça dos Bois

23/06/2011
Festa dos Visitantes com atração internacional: banda australiana Men at Work
Local: Planeta Boi
Sorteio da ordem de apresentação de Caprichoso e Garantido
Local: Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Obs: O feriado Corpus Christi celebrado no dia 23 foi antecipado para o dia 16 de junho na ilha de Parintins

24/06/2011; 25/06/2011; 26/06/2011
Apresentação dos bois Garantido e Caprichoso
Local: Bumbódromo
Palcos alternativos com música ao vivo que funcionarão antes e depois da apresentação dos bumbás
Local: Praça do Comunas, Chapão, Cristo Redentor e complexo do Cantagalo na comunidades do Aninga


Falta de informação ou falta de interesse?


  Por Anna Paula Reiner e Rianna Carvalho

Fonte: http://diarydebicicleta.blogspot.com/

Nosso primeiro jornal impresso do período teve como tema norteador o Plano Diretor (PD) da cidade de Manaus. O PD visa preservar os bens e áreas referentes ao espaço urbano. É elaborado a partir de um conjunto de leis federais e municipais que estabelecem como deve ocorrer a ocupação do município. Além disso, ele é um processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade atualmente para depois, formulá-la do jeito que deve ser.

Saber se a população conhece o Plano Diretor e sabe pra que serve foi a nossa principal preocupação, já que o PD deve ser feito em conjunto – governantes e sociedade. Para que assim, todos os reais problemas que a população enfrenta seja dito e que àqueles que governam nossa cidade possam fazer algo para mudar isso.

Por isso, nos dias 14 e 15 de Abril o LabF5 foi as ruas e perguntou a  60 pessoas se elas conheciam o Plano Diretor da Cidade de Manaus. Apenas 12% disseram que já ouviram falar sobre o assunto e 88% disseram não saber do que se trata.

Com base nas respostas obtidas, ficam as seguintes perguntas. É correto afirmar que a culpa dessa falta de informação é somente dos políticos? Ou a população também é culpada por não se interessar pelo assunto?

 Para Auxiliomar Silva Ugartes, professor de História da UFAM e Doutor em História Social, apesar da culpa ser mútua, a população ainda tem uma parcela maior. “As pessoas estão preocupadas apenas com o seu cotidiano, com a sua vida pessoal, e esse tipo de comportamento faz com que a população deixe de lado essa busca por interesses coletivos, que diz respeito a toda a sociedade como, por exemplo, o Plano Diretor”, afirma. Mas, o professor salienta que o poder executivo municipal também tem sua parcela de culpa, por omitir as ações e planejamentos feitos pelo próprio órgão.

Essa falta de interesse pôde ser observada ao longo de algumas entrevistas feita com os populares e alguns estudantes da UFAM.  Muitos dos entrevistados estavam com jornais diários em mãos e mesmo assim não sabiam do que se tratava o Plano Diretor.

Ketlen da Silva, Eliel Vieira, Erica Correa e Mardson Ferreira
Os estudantes Ketlen da Silva, Eliel Vieira, Erica Correa e Mardson Ferreira, estudantes do 3º ano do ensino médio, disseram nunca ter ouvido falar sobre o Plano Diretor. A vendedora Stefane Cristine da Silva de Andrade, o autônomo Marcos Pinto, o taxista José de Melo, o Moto taxista Ademir e diversos outros também não sabiam do que se tratava o Plano Diretor.

Stefane Cristine
Mas, há também, uma pequena parcela da população que ainda se interessa sobre esses assuntos fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Um dos entrevistados, o Sr. Salvador Pontes nos disse que “o Plano Diretor deve ser utilizado para organizar ou reorganizar a cidade” - e, com isso, fez uma crítica aos governantes - “por não conseguirem aplicar o Plano Diretor como deveriam, evitando as invasões e, principalmente educando a população para que ela faça o seu planejamento familiar de forma adequada”.

O Policial Militar, Rodrigo Oliveira fez uma crítica pelo ponto de vista de sua profissão. Ele disse que “o crescimento desordenado e a falta de infraestrutura devem ser fiscalizados com mais rigor pelo governo. As favelas e invasões são consequência disso. Com o bom funcionamento e perfeita aplicação do Plano Diretor, a polícia, bombeiros e diversos órgãos teriam acesso mais facilitado a todas as áreas da cidade”.

Renato Lima
Renato Lima, Supervisor de Manutenção, mostrou que conhece as características gerais do Plano Diretor. “O Plano Diretor tem que ser feito pela Câmara Municipal de Dez em Dez anos. Devem ouvir a população pra tentar melhorar a cidade. Aonde devem ficar os comércios, como devem ser as calçadas, ruas... Tudo faz parte do Plano Diretor. Eu só fiquei sabendo por que vi uma notícia no jornal. A Câmara não me orientou em nada ainda.”

Outro entrevistado, o estudante Márcio Braz, do 7º período de Ciências Sociais da UFAM, fez uma crítica dizendo que “o Plano Diretor está refém da SEMEF e da Secretaria de Planejamento, fazendo com que o Plano seja voltado apenas para o lado arquitetônico e urbanístico da cidade”. Com isso, há uma exclusão do lado cultural ocasionando o empobrecimento do circuito cultural da cidade.

A saída para este problema é fazer um trabalho em conjunto entre a prefeitura e a população, para que as necessidades que envolvam o Plano Diretor da Cidade possam ser supridas. Facilitando o diálogo entre esses dois segmentos da sociedade, a população entenderia que o seu papel é fundamental na organização do meio em que vive. Basta que o poder público queira que a população entenda o que é esse Plano e a informe de maneira adequada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pottermore


Os livros da série Harry Potter, escritos pela inglesa J.K. Rowling, além de serem fenômeno de venda, também marcaram a juventude de uma geração. O último livro foi publicado em 2007, mas apenas esse ano terá sua adaptação nas telas do cinema.

Há poucas semanas de "Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2", o último filme da saga, chegar às telonas, foi divulgado ontem, dia 15 de junho, um desafio proposto pela autora J.K. Rowling para descobrir uma novidade.

Como um teasers antes do anúncio oficial, dez cartas foram escondidas no site Secret Street View, para localizar as cartas é necessário encontrar dez conjuntos de coordenadas, que foram divulgadas nas redes sociais oficiais do desafio. Em cada carta encontrada continha uma letra, que formaram a palavra Pottermore (Mais Potter, num tradução literal).

A estratégia makerting deu certo. Em apenas um dia, todos os fás de Harry Potter se uniram para desvendar o desafio, e sentir mais um vez aquela empolgação que ninguém sentia desde o lançamento do sétimos livros, em 2007, e agora todo mundo está ansioso de novo.

Hoje, 6 de junho, corujas apareceram a página oficial do Pottermore, redirecionando o site para uma página no Youtube com uma contagem regressiva.


Para mais informações: Facebook e Twitter oficiais do projeto.

Por Irena Freitas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Para desenhar, criar e sonhar

por Beatriz Goes Parte livro de colorir, parte livro de rascunho de moda e parte livro de inspiração. My Wonderful World of Fashion ou em português, Meu Maravilhoso Mundo da Moda, é um livro interativo de moda cheio de lindas ilustrações em preto e branco
para colorir,
parte customizar,

para rabiscar, etc.







Os desenhos são assinados pela ilustradora indiana que mora em Londres, Nina Chakrabarti, que ficou famosa no mundo da moda pelos trabalhos que desenvolveu para a Vogue, French Connection, Marks and Spencer, “The New York Times”, Haper’s Bazaar, entre outros.

Com o objetivo inicial de falar de moda para crianças, o livro My Wonderful World of Fashion acaba atingindo muito mais do que isso. ‘Você sabia...?’ fala de momentos históricos desde da criação do vestuário, até designers mais novos como Marc Jacobs . Também encoraja a criatividade e a inspiração em outras culturas em guias passo a passo de como fazer um sári, transformar um simples guardanapo um sofisticado lenço, tingir uma camiseta, etc.

É um livro que foi feito para ser rabiscado, desenhado, cortado, então, talvez não seja a melhor opção para se dividir com alguém. Disponível pelo site da Amazon, Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Livraria Travessa.