sexta-feira, 1 de julho de 2011

Monster


Monster é uma mangá direcionado para o público adulto e criado por Naoki Urasawa. Lançado no Japão entre 1994 e 2001 o mangá rendeu 18 volumes encadernados. O mangá é lançado no Brasil pela Editora Conrad.
A história de Monster é complexa e se diferencia em muito do que os brasileiros estão acostumados quando ouvem falar sobre "desenhos japoneses". Esqueçam as lutas épicas e poderes sobrenaturais. Monster é um mangá sóbrio com ares de romance policial.
A histórica começa com uma citação bíblica do livro do Apocalipse:
Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”
Somos então levados à Alemanha, no ano de 1986, e o doutor Kenzo Tenma é o melhor neurocirurgião no Eisler Memorial Hospital em Düsseldorf . A carreira e a vida pessoal de Tenma parecem não poder melhorar: ele está prestes a ser promovido e esta noivo da filha do diretor do hospital, Eva. Mas tudo isso muda no dia em que duas emergências ocorrem na mesma noite. Um operário turco sofreu um acidente no trabalho, quando uma viga caiu em sua cabeça e ele precisa ser imediatamente operado e o único que pode fazer a cirurgia é o dr. Tenma. No mesmo momento, um famoso cantor de ópera precisa de uma cirurgia que somente Tenma pode fazer. A política do hospital faz com que Tenma opere o cantor muito embora o operário tenha chegado primeiro.
Depois disto, o doutor Tenma entra em um profundo dilema sobre a importância da vida humana. Semanas se passam até que Tenma novamente precisa decidir entre operar o prefeito da cidade que prometera uma generosa doação ao hospital ou salvar a vida de um menino que fora baleado na cabeça, durante uma invasão em sua casa, onde seus pais foram mortos e sua irmã gêmea entrara em choque profundo. Tenma decide salvar o menino e é quando sua carreira começa a decair e Eva rompe o noivado. Mais tarde, os responsáveis pela queda de Tenma aparecem mortos e os gêmeos desaparecem. Em meio a tudo isto Tenma é promovido a cirurgião chefe.

Nove anos mais tarde uma onda de assassinatos de casais de meia idade acontece na cidade e Tenma descobre que  o responsável é o menino que ele salvara a nove anos atrás. Agora ele tem que parar o monstro que ele salvou. 



Por Agatha Rayza

Nenhum comentário:

Postar um comentário