terça-feira, 5 de abril de 2011

Para Colorir (mesmo não estando no jardim de infância)

Já viu algum desses desenhos espalhados pela Ufam? Se não, aqui vai um desafio: procure-os por lá. Caso já tenha visto, uma dica: pegue seu lápis, caneta, pincel, ou até mesmo um marca-texto e comece a pintá-lo. Quer saber por quê?




“Que desenhos são esses?”, você deve se perguntar ao ver um bonequinho  pernudo vestido com uma camisa “I Love hate”, ou então um monstrinho caolho azul. Se você não sabe de onde eles vieram, eu te explico.

Criados pelas alunas do curso de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Nadja Cristina, Midori Tanaka e Camila Nakano (5º período), os desenhos foram feitos para um objetivo muito simples: fazer você sorrir. Sim, é isso mesmo. Segundo Camila, “o ambiente da  Ufam é muito apático” e quando “ você vê um (desenho) na parada de ônibus, você ri”, o que é muito difícil acontecer após descer de um ônibus lotado, naquele calor escaldante. Camila afirma também que “os artistas da Ufam não são muito pró-ativos”, são poucas as artes que se vê no espaço da universidade

A idéia foi inspirada no ‘’movimento’’ Lambe Lambe que há séculos é usado para a publicidade, divulgação e comunicação no espaço urbano. E você já viu muitos por aí, são os famosos cartazes de shows colados em muros e até mesmo o “procura-se” grudado no poste. Segundo Camila, os desenhos são xerox de um “desenho matriz” de autoria de cada membro do grupo. Eles são produzidos em série e colados com uma mistura de goma e cola, assim a arte não se tornará efêmera como um sticker o famoso adesivo, já que o desenho se torna praticamente uma tatuagem na parede, impedindo que sejam arrancados.

 E não se acanhe, “eles estão em preto e branco para as pessoas pintarem. "É pra criar uma intervenção”, afirmou a futura (e presente) artista. São desenhos de vários modelos, formatos e expressões diferentes, até a Camila já perdeu as contas de quantos desenhos estão espalhados pelo ICHL e FT. Não fique só olhando. Quer tornar a Ufam mais colorida? Pegue seu lápis, caneta, pincel, ou até mesmo um marca-texto e comece a pintá-los.

Para Colorir 
mesmo não estando no jardim de infância









Os que já ganharam cores









E eu não me contive ...


Anayra Benevides

5 comentários:

  1. Aeeeeeeeeeeeee Anayra. :D
    Tava curiosa pra saber o que era mesmo.
    o/

    ResponderExcluir
  2. Aêee, Anna Paula. Agora tu já sabes :B

    ResponderExcluir
  3. agora tudo faz sentido... haha parabéns, gostei da informação

    ResponderExcluir
  4. Erratinha: O Lambe Lambe é usado desde os anos 90. Tem adesivos espelhados pela cidade também. E elas são de um grupo chamado Castelagem Pública.

    ResponderExcluir