quinta-feira, 19 de maio de 2011

Primeira rodada do brasileirão, o que isso representa


Taça do campeonato brasileiro
Amanhã começa o campeonato brasileiro e o que isso significa para o seu time? Quase nada. Desde 2003, quando começou a competição por pontos corridos, o time que acabou sendo campeão perdeu em quatro oportunidades e empatou em duas nos oito campeonatos disputados.

Mas tome cuidado, os times que terminaram na laterna nessas edições, não ganharam na primeira rodada, empatando em quatro e perdendo em quatro ocasiões. A diferença é que nenhum desses clubes não tem títulos nacionais e nem tradição no futebol, isso aconteceu apenas em uma ocasião, com o Grêmio, rebaixado em 2004.

Muita coisa acontece do começo do campeonato até o final. O caso mais marcante foi do Flamengo em 2008, que terminou o primeiro turno na penúltima posição e terminou o ano na terceira.

As razões para tanta mudança são as grandes mudanças no elenco durante a temporada devido a abertura do mercado europeu, a disputa da Libertadores e Copa do Brasil e a montagem e preparação do time tendo que ser feita conforme o andamento do campeonato.

No resumo da ópera, a primeira rodada funciona apenas para vermos o nosso clube estreando na competição mais importante do segundo semestre e contra os maiores times do Brasil e em grandes jogos. 

Por exemplo, sábado, haverá os jogos dos Atléticos, mineiro e paranaense e a disputa de dois cotados para serem campeões, Santos e Internacional. Domingo tem Fluminense, último campeão, enfrentado o São Paulo, maior campeão dos pontos corridos. Também terá Grêmio contra Corinthians e Palmeiras enfrentando o Botafogo, todos que não ganharam título esse ano.

Alguns dizem que isso é óbvio, a primeira rodada é só um jogo, não define nada. E isso é verdade, amanhã será apenas mais um jogo.

Por Raphael Bonini

Nenhum comentário:

Postar um comentário