quarta-feira, 18 de maio de 2011

O nosso jeito de ser

Por Anna Paula Reiner

O trânsito da cidade de Manaus está cada vez pior. O número de carros cresce assustadoramente a cada ano e, as nossas ruas e avenidas não suportam essa quantidade elevada de automóveis. Congestionamentos acontecem com mais frequência e, o sonhado, trânsito livre quase não faz mais parte do nosso dia a dia.

Mas, e quando os congestionamentos podem ser evitados se nós pensarmos no próximo?

Pais estacionados irregularmente em frente ao Colégio Santa Teresinha
É comum presenciarmos nos horários de saída e entrada dos colégios um congestionamento causado pelos pais que estacionam em fila dupla para ir deixar/buscar seus filhos na escola. Além de estacionarem irregularmente, esses pais, tios, primos, irmãos... Ainda estão dando um mau exemplo as crianças que, desde cedo, vivenciam o desrespeito as normas de trânsito.

Após conversar com alguns pais que estavam estacionados irregularmente na frente do Colégio Santa Teresinha, localizado na Rua Duque de Caxias, a desculpa mais comum dada por eles é a pressa e que a escola não oferece outra opção de estacionamento. O "é rapidinho" também foi bastante utilizado. Mas, nem sempre é tão rápido assim para os outros motoristas que estão aguardando a boa vontade daqueles que estão estacionados em fila dupla; para que eles possam retirar seu carro e, o trânsito fluir normalmente.


Em uma entrevista feita com Auxiliomar Ugartes, professor de História da UFAM e doutor em História Social, ele nos disse que “as pessoas estão muito preocupadas apenas com o seu cotidiano, com sua vida pessoal, e esse tipo de comportamento faz com que a população deixe de lado os interesses coletivos”.

Se essa falta de interesse pelo espaço coletivo fosse sanada, muitos problemas na cidade seriam reduzidos drasticamente. O respeito pelo próximo e a boa conduta dos motoristas deveriam ser pré-requisitos básicos para a vida em sociedade, mas, infelizmente, não são características tão presentes na sociedade atual.


*A escola foi procurada, mas, não respondeu as solicitações para marcar entrevista com um representante até o fechamento da matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário