quarta-feira, 1 de junho de 2011

O ESPETACULAR TEATRO AMAZONAS

Por Fernanda Silva


O principal cartão postal da cidade de Manaus, esta localizado em frente a Praça São Sebastião, bem no coração da cidade e sua cúpula pode ser vista de longe. Foi construído pelos Barões da Borracha numa época em que o látex era a principal matéria-prima da região e o cultivo da borracha enriqueceu muita gente, menos o caboclo seringueiro, chamado de soldado da borracha. No Largo São Sebastião, passam pessoas todos os dias. Alguns são moradores da capital, mas a maioria são turistas. Todos querem conhecer o teatro que foi erguido no meio da floresta amazônica.

Segundo Débora Matos, uma turista internacional (Itália), “acho o Teatro Amazonas maravilhoso. Porque é uma história viva da nossa cidade. E ele enriquece culturalmente o nosso Estado. Ele é lindo!”, afirmou ela.

Diz o marinheiro Wagner Abrantes: “fiquei bastante impressionado com a magnitude do acervo do histórico cultural que tem aqui no Estado do Amazonas, realmente um patrimônio não só do povo amazonense, mas de todo o povo brasileiro”.

Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é a expressão da riqueza e do luxo durante o ciclo da borracha. O teatro que foi construído em plena floresta dispensa críticas e põe a disposição das pessoas o estilo e bom gosto dos tempos áureos se tornando um dos mais importantes teatros brasileiros.

Marineide Silva, guia do teatro, “fala ao longo dos anos, desde a final do século XIX período áureo da borracha o Teatro Amazonas com certeza hoje ele é considerado um dos ícones dessa data e referência no turismo da nossa região, com certeza ele é um ícone do nosso Estado. Não tem quem olhe para o teatro e lembra desse apogeu do século XIX, afirmou ela.”

O Teatro Amazonas é o espetáculo simples e de casa lotada, das toadas amazonenses às sapatilhas esplendorosas de Dame Margot Fonteyn.O arrojo dos donos da borracha e do engenheiro maranhense Eduardo Ribeiro, no final do século passado, transmitiram para os caboclos de hoje a luta renhida de fazer preservar a cultura desta terra, ora mantendo o viçoso verde da floresta e o nosso meio ambiente, bem como o cantar dos índios e dos pássaros, num palco que já viu passar óperas e operetas, discursos e teses, mocinhos e bandidos, e até os famosos fantasmas do Teatro.


Considerado um dos principais pontos turísticos de Manaus. Ele apresenta variada programação cultural e está no roteiro internacional de quem visita a Amazônia. E entre os eventos realizados aqui estão o Festival de Ópera, Festival de Cinema, Festival de Teatro, Film Festival.


O Festival de Ópera é o único festival em seu gênero da América Latina, o Festival Amazonas de Ópera é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas e realiza-se anualmente nos meses de Abril e Maio. O festival tem por principal objetivo, a popularização do gênero, o aperfeiçoamento e a utilização da mão de obra e dos artistas locais para eventos de grande porte.

As óperas, concertos, recitais e operetas do Festival já reuniram milhares de pessoas em 15 anos de festival no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centro Cultural Largo de São Sebastião e diversos outros teatros e espaços públicos da cidade de Manaus.
Grandes solistas brasileiros e internacionais e maestros renomados participaram do festival. Destacamos a majestosa participação da Orquestra Filarmônica do Amazonas, Coral do Amazonas, Corpos de balé do Amazonas e Orquestra Jovem Floresta Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário