segunda-feira, 20 de junho de 2011

Criação de Parque Tecnológico na UFAM atingirá 800 comunidades do interior do Estado.


Um convênio assinado entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) proporcionará a criação e implantação do Parque Tecnológico para Inclusão Social, que focará na geração de renda para as populações locais, estimulando a produção técnico-científica, a difusão e socialização de saberes, permitindo o intercâmbio entre os diversos atores sociais que compõem a sociedade.

A criação do Parque, o primeiro do país a mesclar excelência acadêmica e compromisso social, tem como objetivo incentivar o aprendizado em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e o desenvolvimento da Amazônia. O projeto permitirá aos grupos participantes replicar e aplicar suas ações, que de outra forma não teriam condições. As ações do parque atingirão 800 comunidades do interior do Estado, das quais 500 são indígenas.

O Parque Tecnológico vai inserir a tecnologia social na universidade, assegurando a importância da busca da excelência acadêmica e do compromisso social na instituição. Ele será constituído por uma rede para o desenvolvimento de ações integradas de pesquisa e extensão tecnológicas (tecnologias sociais, técnicas e socialmente apropriadas) voltadas para a inclusão social do meio urbano e nas comunidades ribeirinhas.


Dessa forma, as comunidades ribeirinhas, inclusive as indígenas, poderão se apropriar de conhecimento tecnológico para a produção e comercialização de produtos advindos da biodiversidade. Assim, o projeto incorporará a visão de mundo desses povos, sem perder de vista o crescimento econômico. E ainda cuidar de duas questões que se destacam pela urgência para a vida das populações indígenas: saúde e educação.


Por Afrânio Gomes e Thamires Clair

Nenhum comentário:

Postar um comentário