quinta-feira, 30 de junho de 2011

REITORA ANSIOSA PARA ASSINAR RELAÇÕES BILATERAIS COM ARÁBIA SAUDITA

Por Shéu Mané

         A reitora da Universidade Federal do Amazonas recebeu ontem á tarde 29 de junho, quarta-feira, a delegação da Arábia saudita que está em Manaus, no âmbito do fórum dos jovens sauditas e Brasileiros.
         O objetivo desse encontro é consolidar a cooperação entre os jovens da Arábia Saudita e do Brasil, abrir canais de diálogo para que estudantes dos dois países conheçam de perto a realidade desses lugares e promovam o intercâmbio de opiniões que podem contribuir para desenvolver as relações bilaterais. 

Reitora Professora Márcia Perales, durante audiência
com delegação da Arábia Saudita na reitoria da (UFAM).
         ”Falamos de possibilidade de estreitar relações futuramente através de um terno de cooperação como fizemos com outras universidades manifestando intenção para que estudantes da Universidade Federal do Amazonas possam ir também até Arábia saudita, pelo aquilo que vimos aqui afirmamos mutuamente interesse de intensificar as relações”, afirmou a reitora. Márcia Perales disse ainda que falaram de  acordo bilateral envolvendo temas mais diversos “não só temas que envolvem sócio  biodiversidades da Amazônia mas também da tecnologia convencional e tecnologia social.
          De acordo com a Reitora a universidade tem (42) programas de pós-graduação muito deles tem informações preciosas que podem ser socializadas, desenvolvidas e trabalhadas em  conjunto. As possibilidades são imensas, afirmou ela.

         Por seu turno o professor Sami Yasin Barhaman, que acompanhou estudantes sauditas disse que “o encontro entre jovens de dois países foi consolidado pela primeira vez e fizeram trocas das idéias, perspectivas de vida e experiências entre se. Foi bastante positivo”, reconheceu. Manifestou ainda interesse no vídeo institucional que foi exibida com a historia da Universidade, evolução dos departamentos e papel da universidade na pesquisa da biologia, estudos relacionados á vida e meio ambiente.
   
Professor Universitário da Arábia Saudita, Sami Yasin Barhaman.
         Por outro lado Sami Yasin Barhaman disse que “espera quando estudantes voltarem para Arábia Sauidta haverá seguimentos das atividades no sentido que eles vão obter as informações sobre o curso a serem seguidos no Brasil, em programas de intercambio”.  
         Reitora Professora Márcia Perales, recebendo presente das mãos do Professor Saudita, Sami Yasin Barhaman, após do encontro na reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
        A assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da (UFAM), prestou todo apoio á delegação da Arábia Saudita, e foi responsável pela realização do evento.
        A programação do encontro continua nos dias 02,03 e 04 de julho, no Rio de Janeiro, onde serão abordados o tema das favelas e seus reflexos sobre engenharia, meio ambiente, organização, saúde e reflexos sociais decorrentes dessas favelas.

                                                 Fotos: Shéu Mané

Nenhum comentário:

Postar um comentário