sexta-feira, 20 de maio de 2011

Manaus ganha sala de cinema 6D



A nova atração para quem gosta de cinema em Manaus é o Cine 6D. Não escrevemos errado pessoal, é Cine 6D mesmo. Já está funcionando no Amazonas Shopping uma pequena sala, com capacidade para até oito pessoas, que proporciona sensações a mais que a tecnologia tradicional, levando o público a se sentir como parte da trama. 

A sala tem projeção de filmes em 3D polarizados com duração de aproximadamente cinco minutos. Além dos óculos especiais, o visitante também sente a movimentação das poltronas, vento batendo no rosto conforme cada cena, jatos de água e alguns aromas, como o de chocolate. 

O espectador pode escolher entre seis filmes: Trem Fantasma, Fábrica de Chocolate, Guerra nas Estrelas, Mundo Submarino, Ilha dos Dinossauros e Mina de Ouro. O gestor responsável pelo Cine 6D informou que a partir de setembro mais filmes entrarão em cartaz.

A sala fica entre as lojas Granada Beach e C&A, e é acessível ao público com idade a partir de 3 anos, com sessões que comportam até oito pessoas. o Cine 6D funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 12h às 21h.  O ingresso custa R$ 10.

Mônica Dias

Banksy quem?

por Beatriz Goes


Grafiteiro anônimo mais famoso do mundo. Aquele que levou a arte de rua para as galerias britânicas, artista de identidade incerta. Essas são algumas das definições por muitas vezes dadas a esse famoso grafiteiro britânico. Mas afinal, de quem se está falando? Para isso, voltemos - bem ninguém sabe nem ao certo o ano para onde se voltar! Mas aqui farei uma tentativa de recapitulação.
Segundo o jornal inglês Daily Mail (não se conseguiu provar nada até hoje), Banksy se chama na verdade Robin Banks e nasceu em 28 de julho de 1973 em Bristol, Inglaterra. Foi lá que teria começado a fazer seus primeiros grafites. Até aí, tudo bem. Mas o que o fez ser famoso além de uma identidade secreta criada por ele mesmo, foi seu próprio trabalho. Avesso à autoridade em geral e ao capitalismo, fez de seu trabalho um meio de criticar o mundo em que vive de forma irônica e até sádica, às vezes. Seus grafites encontram-se espalhados não só por Bristol, mas também por Londres, Nova York, Los Angeles e até na fronteira entre Israel e Palestina.
Banksy chegou até a criar sua própria técnica de “grafitar”, o estêncil. Pintando direto na parede, ele demorava tanto que a polícia chegava (diz-se que ele também era meio lento mesmo), por isso passou a fazer o chamado estêncil que consiste em um preenchimento com tinta de um desenho vazado feito anteriormente.

De desconhecido à artista de museu
Graças a popularidade alcançada pelo grafiteiro, suas obras passaram a ser vendidas por milhares de euros. Mas “peraí”, o Banksy não faz seu trabalho nas ruas, em paredes comuns em bairros comuns, nas casas das pessoas? Sim e não, eis a resposta. Ele chega a fazer exposições de seu trabalho em museus, como a que fez no Bristol Museum em 2009. Mas nesse caso, as obras são montadas especialmente para aquele espaço, podendo ser vendidas. Mas quando “grafita” nas ruas, o objetivo não é vender, mas interagir com aquele espaço. Por exemplo, se você tirar esses trabalhos da barreira que separa Israel da Cisjordânia, eles terão o mesmo sentido?



Mas é exatamente isso que tem ocorrido com vários de seus trabalhos. As pessoas têm tirado partes de muros e paredes onde estão localizados alguns de seus grafites e vendido no Ebay. Como esse grafite do personagem Charlie Brown com um cigarro na boca feito em Los Angeles. Ele vendido no Ebay por U$8.100,00. Dêem uma olhadinha no vídeo mostrando o momento em que o bloco de concreto com o grafite é retirado:


Recentes trabalhos
Entre seus recentes trabalhos, destacam-se dois.
A abertura feita para o famoso desenho animado americano The Simpsons exibido em 10 de outubro 2010, nos Estados Unidos. Banksy critica o trabalho escravo e infantil e a tortura de animais. Lembrando que na vida real, a produção do seriado já teve que parar graças a denúncias de uso de trabalho terceirizado da Coréia do Sul para a produção de seus desenhos, segundo a revista americana The Entertainment Weekly .

E o documentário Exit Through the Gift Shop dirigido por ele e indicado ao Oscar 2011 na categoria melhor documentário. Ao contrário do que muitos pensam, o filme não é sobre o próprio Banksy, mas sobre o grafiteiro francês Thierry Guetta.  Autointitulado “o primeiro filme do mundo desastroso sobre a arte de rua”, o documentário retrata o grafite como uma arte das ruas reforçando seu caráter subversivo e gerando uma reflexão sobre seu próprio sistema comercial.

Arte de rua
Banksy se mostra um verdadeiro artista de rua, do urbano, da cidade, fazendo de seu trabalho um meio de agir e interagir com ela. É um contestador, um artista que usa o seu trabalho, seja ele um grafite, uma intervenção ou até um documentário indicado ao Oscar, para defender o que acredita. Tudo isso porque no final do dia, essa arte ainda é, genuinamente, uma arte “de rua”. Não tem um viés comercial, ao contrário: é uma reflexão no caos do cotidiano.






quinta-feira, 19 de maio de 2011

Primeira rodada do brasileirão, o que isso representa


Taça do campeonato brasileiro
Amanhã começa o campeonato brasileiro e o que isso significa para o seu time? Quase nada. Desde 2003, quando começou a competição por pontos corridos, o time que acabou sendo campeão perdeu em quatro oportunidades e empatou em duas nos oito campeonatos disputados.

Mas tome cuidado, os times que terminaram na laterna nessas edições, não ganharam na primeira rodada, empatando em quatro e perdendo em quatro ocasiões. A diferença é que nenhum desses clubes não tem títulos nacionais e nem tradição no futebol, isso aconteceu apenas em uma ocasião, com o Grêmio, rebaixado em 2004.

Muita coisa acontece do começo do campeonato até o final. O caso mais marcante foi do Flamengo em 2008, que terminou o primeiro turno na penúltima posição e terminou o ano na terceira.

As razões para tanta mudança são as grandes mudanças no elenco durante a temporada devido a abertura do mercado europeu, a disputa da Libertadores e Copa do Brasil e a montagem e preparação do time tendo que ser feita conforme o andamento do campeonato.

No resumo da ópera, a primeira rodada funciona apenas para vermos o nosso clube estreando na competição mais importante do segundo semestre e contra os maiores times do Brasil e em grandes jogos. 

Por exemplo, sábado, haverá os jogos dos Atléticos, mineiro e paranaense e a disputa de dois cotados para serem campeões, Santos e Internacional. Domingo tem Fluminense, último campeão, enfrentado o São Paulo, maior campeão dos pontos corridos. Também terá Grêmio contra Corinthians e Palmeiras enfrentando o Botafogo, todos que não ganharam título esse ano.

Alguns dizem que isso é óbvio, a primeira rodada é só um jogo, não define nada. E isso é verdade, amanhã será apenas mais um jogo.

Por Raphael Bonini

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A VERDADEIRA SÍNTESE HISTÓRICA DO FUTEBOL EM PORTUGAL

 Por José Carlos Lazanha - Especial para o LabF5


O primeiro jogo de futebol realizado em Portugal ocorreu em outubro de 1888 na cidade de Cascais e foi organizado pelos irmãos Pinto Basto - Eduardo, Frederico e Guilherme - jovens entusiastas deste “sport”.

 No entanto somente em 1910, se utilizou a bola, isso porque um dos irmãos que trouxera em 1884 para Portugal, as regras do jogo inventado pelos ingleses, as medidas da cancha e das balizas, havia esquecido, ao retornar para a "terrinha", a pelota, que deveria ser usada na ocasião, numa velha arca de roupas e livros no quarto do alojamento da universidade em que havia estudado no pais bretão. Portanto, Portugal, muito antes de outros países, se antecipou nas táticas futebolísticas inventando o futebol jogado sem a bola. Quatro anos depois, disputou-se novo jogo, desta vez com a bola, entre uma selecção dos grupos que se exibiram em Cascais e outra equipa formada por rapazes que trabalhavam no porto. Essa partida encerrou-se sem golos. A partida seguinte, novamente se repetiu o placar, assim como as 129 partidas seguintes o que levou a Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA) a enviar uma comissão para apurar qual o mistério que envolvia a ausência de golos nas contendas em Portugal.

O que foi descoberto para a não ocorrência dos tentos nas partidas estava na forma como as redes estavam montadas nas balizas; ao invés de estarem colocadas para fora do campo, foram colocadas invertidas, ou seja, para dentro do campo.

 Solucionado pequeno problema técnico com a inversão da colocação das redes, os golos começaram a acontecer. Muitas das partidas encerravam-se com placares dilatados como 5 X 5, 15 x 15, 20 X 20, 50 X 50, etc. Ocorreu que a maioria dos golos marcados eram assinalados contra as equipas, pelos seus próprios jogadores, pois os gajos achavam mais fácil, que cruzar todo campo para chutar a pelota na meta adversária, era ir até sua baliza e vencer seu guarda-valas. Outros anti-golos eram assinados pelos próprios guarda-valas (goleiros) quando após realizarem defesas difíceis, iam até dentro de suas metas com a bola defendida para apanhar uma toalha para limpar o suor ou o seu terço para agradecer a Deus pela defesa.

Depois de devidamente esclarecidas às regras do jogo aos patrícios adeptos do futebol, surgiu um novo problema; a bola, por ser redonda ela era muito rápida para eles (parecido com a jabulani) e não permitia aos praticantes concluir suas jogadas adequadamente, prejudicado mais ainda pelo facto das balizas serem confeccionadas com sarrafos de perfil quadrado e os jogadores se utilizarem de tamancos ao invés de sapatas de desporto (chuteiras).

A solução encontrada foi à adoção, pelo futebol lusitano, de uma bola quadrada, que por motivos óbvios, foi vetada pela FIFA, quando da realização de uma partida internacional alguns anos após, com a Selecção da Espanha, mesmo depois de muito ser utilizada e aprovada pelos patrícios. Da mesma forma houve a proibição de serem utilizados tamancos de madeiras no lugar das chuteiras. E depois disso, uniformizados os entendimentos das regras do esporte bretão, começou-se a disputar muitos desafios, como assim eram definidas as partidas de futebol em Portugal, e dessa forma, essa atividade desportiva captava mais e mais adeptos na santa terrinha. Todos os rapazolas queriam experimentar a sensação de dar um pontapé numa bola fosse ela redonda ou quadrada e começaram a surgir grupos e mais tarde, os primeiros clubes.

O primeiro Clube de futebol português foi o Malfica (1889), que teve origem no Colégio de Lisboa, pouco anos depois, como o nome não conseguiu uma boa aceitação dos adeptos que o associavam como sendo o motivo da falta de qualquer resultado positivo da equipa. Assim resolveu-se mudar o seu nome para Benfica, o que não garantiu uma melhora nos resultados, mas como já se havia mudado o nome, deixaram ficar do jeito que estava até hoje.

 A seguir aquele grupo de rapazes e rapazolas que trabalhavam no porto de Cascais se juntaram ao Club Sport Português para fundarem o Clube do Porto, cujo nome foi reivindicado pelos adeptos da Cidade de mesmo nome, e essa disputa somente foi dirimida em um desafio entre as duas equipas que durou cerca de três dias, pois foi disputado em um campo onde,  por engano, montou-se as redes invertidas, se usou a bola quadrada e todas os jogadores utilizaram tamancos de madeira no lugar de chuteiras.Como os Golos não saiam, a equipe de Cascais abandonou a cancha, alegando cansaço extremo, dando assim a vitória, por abandono, a Equipa da Cidade do Porto, o qual adotou esse nome até hoje.

Além do Futebol sem bola, Portugal trouxe muitas outras novidades para o esporte, inclusive a que foi adotada nesta Copa da África do Sul, que é o treino secreto aberto ao público.

O assessor de imprensa da selecção de Portugal procurado a fim de esclarecer sobre tal facto, afirmou que, em nenhum momento, existiu o malfadado treino secreto aberto ao público e, na verdade, isso foi uma forma de se manter o sigilo e não se permitir que a imprensa, espiões adversários e os torcedores pudessem ver as suas jogadas ensaiadas secretas, que inclusive estão disponíveis no sitio da internet da Federação Portuguesa de Futebol. Finalmente, para que fosse garantido que não houvesse nenhuma informação vazada para seus adversários,  o assessor de imprensa da Seleção portuguesa deixou claro que foram colocadas no campo, placas com a seguinte mensagem:

A selecção que está a treinar nesta cancha não é a de Portugal. Se queres saber onde a selecção portuguesa está treinando perguntes ao senhor guarda ou ao senhor chefe da nossa comissão que está no banco juncto ao Sr. Treinador Carlos Queiroz, que se encontra na linha de lateral, prelectando orientacções tácticas para o Deco e ao Cristiano Ronaldo.”

O autor do artigo é um pseudo estudante de comunicação e traductor do português de Portugal para o do Brasil e vice e versa.

O nosso jeito de ser

Por Anna Paula Reiner

O trânsito da cidade de Manaus está cada vez pior. O número de carros cresce assustadoramente a cada ano e, as nossas ruas e avenidas não suportam essa quantidade elevada de automóveis. Congestionamentos acontecem com mais frequência e, o sonhado, trânsito livre quase não faz mais parte do nosso dia a dia.

Mas, e quando os congestionamentos podem ser evitados se nós pensarmos no próximo?

Pais estacionados irregularmente em frente ao Colégio Santa Teresinha
É comum presenciarmos nos horários de saída e entrada dos colégios um congestionamento causado pelos pais que estacionam em fila dupla para ir deixar/buscar seus filhos na escola. Além de estacionarem irregularmente, esses pais, tios, primos, irmãos... Ainda estão dando um mau exemplo as crianças que, desde cedo, vivenciam o desrespeito as normas de trânsito.

Após conversar com alguns pais que estavam estacionados irregularmente na frente do Colégio Santa Teresinha, localizado na Rua Duque de Caxias, a desculpa mais comum dada por eles é a pressa e que a escola não oferece outra opção de estacionamento. O "é rapidinho" também foi bastante utilizado. Mas, nem sempre é tão rápido assim para os outros motoristas que estão aguardando a boa vontade daqueles que estão estacionados em fila dupla; para que eles possam retirar seu carro e, o trânsito fluir normalmente.


Em uma entrevista feita com Auxiliomar Ugartes, professor de História da UFAM e doutor em História Social, ele nos disse que “as pessoas estão muito preocupadas apenas com o seu cotidiano, com sua vida pessoal, e esse tipo de comportamento faz com que a população deixe de lado os interesses coletivos”.

Se essa falta de interesse pelo espaço coletivo fosse sanada, muitos problemas na cidade seriam reduzidos drasticamente. O respeito pelo próximo e a boa conduta dos motoristas deveriam ser pré-requisitos básicos para a vida em sociedade, mas, infelizmente, não são características tão presentes na sociedade atual.


*A escola foi procurada, mas, não respondeu as solicitações para marcar entrevista com um representante até o fechamento da matéria. 

TABLETS É A NOVA TENDÊNCIA DA TECNOLOGIA PESSOAL. COMPUTADORES EM FORMA DE PRANCHETA ELETRÔNICA É UM EXEMPLO DE PRATICIDADE!

 Por Fernanda Silva
Um novo conceito da atualidade! Os tabletes foram apresentados ao mundo no início de 2010 e, com o lançamento do iPad (marca responsável pela difusão dos players de MP3 com o iPod), ganharam força e prometem ser uma das tendências da tecnologia pessoal para os próximos anos. É um dispositivo pessoal em formato de prancheta. Seu principal foco está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail, leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Devido a limitações de processamentos e interface, não é viável trabalhar com programas pesados, como o Photoshop ou abrir arquivos de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint. Além disso, é possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas. Outro grande apelo dos tablets são os aplicativos. Esses programas permitem acessar notícias e redes sociais em uma interface mais confortável, entre outras tarefas. Há aplicativos para as mais diversas funções, desde simuladores de guitarra e bateria até programas para ensino de química e biologia.
O tablet apresenta uma tela touchscreen, ou seja, sem teclado e com tela sensível ao toque. No Brasil, há dois modelos distribuídos oficialmente, o Galaxy Tab (da Samsung) e o iPad (da Apple). Fora esses, há dezenas de modelos “genéricos” disponíveis em sites de comércio eletrônico. Híbridos entre celular e notebook, os tablets encontraram sua principal vocação no entretenimento, mas miram também o segmento de educação.
Fotos: Google

terça-feira, 17 de maio de 2011

INFORMAÇÃO FINALMENTE LIBERADA: AL QAEDA NO BRASIL

A ORGANIZAÇÃO TERRORISTA AL QAEDA DE OSAMA BIN LADEN, PROMOVEU UMA TENTATIVA DE ATENTADO AO BRASIL.

Por José Carlos Lazanha- Especial para o LabF5.

Documentos mantidos em sigilo pela Agencia Brasileira de Informações-ABIN e pela Policia Federal revelam que Bin Laden, ordenou a execução de uma ação terrorista no Brasil, por ser o maior país cristão do mundo e amigo dos EUA e o alvo seria a estátua do Cristo Redentor, um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Foram destacados dois fundamentalistas para que seqüestrassem um avião que seria lançado contra a "estátua símbolo dos infiéis cristãos". Dos registros das autoridades brasileiras, constou que os dois terroristas deveriam chegar pelo menos um mês antes de uma data relevante para o Brasil, por isso, eles desembarcaram de um vôo da Air France no aeroporto internacional do Rio de janeiro no dia 8 de agosto de 2008, uma sexta-feira às m. O atentado estava programado para o dia 7 de setembro, um domingo, o terrível plano, começava a ser executado.

No desembarque a bagagem dos terroristas foi extraviada, seguindo num vôo para o Paraguai, ou para o Piauí, não se soube até hoje. Lá estavam os explosivos disfarçados de perfumes e desodorantes que seriam utilizados no seqüestro da aeronave. Após quase oito horas entre os guichês das empresas aéreas e da Infraero, agravado pelas dificuldades na comunicação (não somente o inglês dos viajantes era ruim, os dos atendentes era muito pior). Finalmente, não existindo nenhuma solução os terroristas disfarçados de turistas foram aconselhados pelos atendentes a se hospedarem e voltar no dia seguinte, se possível com um intérprete.

Só que ao saírem do aeroporto, tomaram inadvertidamente um táxi pirata, o motorista percebendo que eram estrangeiros rodou por mais de três horas dando voltas pela cidade, até que os abandonou em lugar ermo da Baixada Fluminense. O taxista, alem de não ser sangue bom, ainda deu a dica para três assaltantes, amigos dele, sobre o local onde havia deixado os terroristas, eles chegaram ao local indicado rapidamente e assaltaram e espancaram os discipulos do Osama, deixando-os só com as suas túnicas brancas com e as faixas pretas na cintura.

Depois de andarem mais de 10 horas conseguem chegar a um ponto de apoio da Al Qaeda, com filial na rua da Alfândega no centro do Rio, onde deveriam se encontrar com seu contato na cidade maravilhosa, mas ele  havia se ausentado do ponto de encontro, pois teve que ir fazer uma fezinha no jogo do bicho. O tal Contato, cobrou uma volta por fora de 50 % para liberar a verba para eles prosseguirem na execução do plano, senão eles teriam que dar o jeito deles, depois de muita negociação, ficou acertado 40 %, mas ele não daria recibo de nada que repassou para eles (pra que, se eles não iam voltar para prestar contas com o chefe ???), O contato, que era libanês, arranjou um “cafofo” na parte de cima da sua loja de roupas baratas na SAARA, cobrando R$ 100,00 ao dia dos terroristas pelo alojamento e mais R$ 50,00 pelas quentinhas que chegavam geladas, não tendo outra escolha, aceitaram as condições extorsivas e ainda de quebra, o pagamento do IPTU.

Por quase um mês eles ficaram confinados no apertado lugar onde checavam todas as providências para voltarem ao aeroporto e seqüestrar, no dia marcado, um avião e jogá-lo bem no meio do Cristo Redentor.

 No dia 7 de setembro, um domingo, tomaram um táxi, e apesar do feriado nacional, havia um engarrafamento monstruoso devido às chuvas que provocaram enchentes nas ruas, quedas de árvores e semáforos apagados, isso tudo durou mais de 6 horas. Pior que isso, quando finalmente conseguiram sair do congestionamento foram parados na Avenida Brasil, altura de Manguinhos, onde estava havendo um arrastão, dessa vez levaram somente os seus relógios. O taxista ouviu pelo rádio que estava havendo outro arrastão mais a frente, resolveu fugir e desviou a rota da Avenida Brasil, e deixou os seqüestradores próximo ao estádio do Maracanã, isso por volta das h, justamente quando havia encerrado um jogo amistoso entre Flamengo e Vasco da Gama, no qual a equipe da gávea foi goleada pelo time da colina por 4x1.

Uma facção de torcedores fundamentalistas rubro negros deu de cara com aqueles pobres terroristas vestidos com suas tunicas brancas e pretas, quando se ouviu um uníssono; MATAAAA!!! Os terroristas só não foram mortos, pois o Batalhão de Choque da PM chegou bem na hora e batendo em todos, inclusive neles que são conduzidos à  delegacia de Polícia e são presos em flagrante sob a acusação de serem traficantes de drogas, isso porque os policiais plantaram 15 cabecinhas nos seus bolsos.
Às 21 horas, aproveitando o resgate de presos feito por um esquadrão de bandidos do Comando Vermelho, eles conseguem fugir da delegacia em meio à confusão e ao tiroteio e dão um jeito de irem para o aeroporto e lá chegando se dirigem ao balcão da GOL com os  bilhetes de passagem em aberto (que estavam custurados nas suas roupas), mas o funcionário que lhes vendeu os bilhetes omitiu que os aviões estariam lotados pois seria volta de feriado, ou seja, OVERBOOK. Eles, então começaram a discutir entre si quanto a levar adiante um atentado contra o Rio de Janeiro, pois estavam em dúvida, no fim das contas, tal ato terrorista  seria, se comparado a tudo o que sofreram desde que desembarcaram no Brasil, uma obra de caridade. Completamente desnorteados e famintos, são recolhidos e levados pela van de uma ONG financiada por um partido político e supostamente ligada aos direitos humanos e às dois dias depois, sujos, doloridos e decepcionados, conseguem embarcar em um vôo de volta para o Paquistão.

Ao se encontrarem com Osama Bin Laden em 13 de setembro de 2008, um sábado, os dois terroristas relataram para seu líder ser desnecessário um ato de terrorismo no Brasil, pois seus efeitos seriam inócuos, pois dia a dia, os brasileiros tem que sobreviver aos atos fudamentalistas dos políticos, da polícia, dos marginais e dos próprios cidadãos que habitam aquele pais tropical e sugeriram um convênio para realização no Brasil, de um treinamento especializado em caos social para todo o pessoal da Al Qaeda.

O Autor do artigo é um pseudo estudante de comunicação e defensor do português aberto e da gramática livre e solta como o assessor de Imprensa do Ministro da Educação.

À beira de águas correntes

Crônica - Luan Crispim de Andrade 

Não conheço outro lugar tão rico em antíteses como o espaço ribeirinho do Bairro de Educandos. O primeiro olhar – que enxerga concreto, madeira e detritos – reconhece imediatamente os problemas sociais dolorosamente agarrados à realidade dos moradores. São ameaçadores becos, marombas improvisadas e moradias inseguras que se confundem com entulhos, dejetos humanos e corpos de animais em decomposição. Não há como evitar o natural incômodo de alguém que desconhecia o viver de pessoas em situações desumanas. Indignação e repulsa são os sentimentos que nasceram à primeira vista, mas foram confrontados com uma realidade que diverge e foge do superficialismo.

As antíteses do Bairro de Educandos são chamadas de muitas formas, mas Cristiane Alves de Souza é o nome que dá origem a estas linhas. Há 37 anos residente do lugar, Cristiane deu os seus primeiros passos e construiu sua historia sobre o solo da região. A moradora representa com fidelidade o caráter de muitos homens e mulheres que superam barreiras aparentemente intransponíveis.  As marcas do desemprego, as precárias condições habitacionais, as expectativas infirmadas, a vulnerabilidade ao crime e todos os desafios diários de sobrevivência não produzem as reações naturalmente esperadas. Cristiane narra as suas dificuldades com um sorriso contagiante, que comprova a existência de uma esperança vivaz.

“Se eu ficar mal por causa de todos esses problemas, vou conseguir resolver alguma coisa? Eu tenho uma filha adolescente para cuidar, que precisa de mim. Além de tudo, eu tenho fé. Sei que Deus não me deixa sozinha.” As palavras ditas com tamanha consistência não suavizaram o balanço da casa, que sobreposta em pernas de madeira se movimentava conforme o vento. O saneamento básico inexistente, bem como a cultural negligência dos moradores, justificava o odor desagradável que esporadicamente nos alcançava. Não posso negar que estava difícil colocar-me na posição de Cristiane, principalmente compreender o seu otimismo.

Com uma câmera na mão, mochila nas costas e título de universitário, Cristiane – conjeturo também os demais moradores – apostou em minha participação para processo de resolução dos problemas do Bairro de Educandos. Não tiro de minhas mãos parte desta responsabilidade, confesso, no entanto, que a minha inicial posição de jornalista foi diluída, revelando apenas a minha fragilidade humana. Acreditei que poderia contribuir com conhecimento, mas fui impactado com valores admiráveis enraizados em um solo tão contaminado. Admito que é preciso denunciar a problemáticas sociais que ali existem, mas o tesouro invisível do Bairro Educandos não pode ser enterrado.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MANAUS QUE INSPIROU

Em 1967, antes de estourar no festival da MPB da TV Record, com a canção "Alegria, alegria", Caetano Veloso esteve em Manaus, e preferiu conversar, ouvir e conhecer o povo da cidade sorriso,
Na ocasião, o jovem cantor baiano, visitando a cidade flutuante, próxima a orla do bairro do Educandos, perguntou a um caboclo onde o Rio Negro terminava e teve como resposta daquele humilde morador das palafitas: “com certeza no mar, mas depois de andar muito chão” e dessa resposta inspirou-se e compôs a canção “onde eu nasci passa um rio.
http://www.youtube.com/watch?v=jWDuejEHZqg

Sem dúvida, uma grande homenagem à Manaus, e porque não dizer, ao próprio Amazonas. Muito diferente de futuros e infelizes comentários que causaram muita revolta e indignação, por mais reais que o fossem, feitos por outro astro da musica popular brasileira que, após um show na capital manauara, em uma entrevista afirmou que a cidade que o aplaudiu era um teatro cercado por favelas.

Beto Tavarovsky.

domingo, 15 de maio de 2011

OS TEUS, OS MEUS, OS NOSSOS E OS DELES.



 Por José Carlos Lazanha- Especial para o LabF5.


Você já atualizou a sua lista de dependentes do IR para a sua declaração do próximo ano? Não? Não tem problema, pode dar um Ctrl C na minha e um Ctrl V na sua:  

DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS - PESSOA FÍSICA 

RELAÇÃO OFICIAL DOS MEUS DEPENDENTES EXTRAS:
 
01) Governo Federal - IR, etc.; 
02) Governo Estadual - IPVA, ICMS etc.;
03) Governo Municipal - IPTU, TRSD, ISSQN etc.;
04) INSS - Contribuição previdenciária;
05) Conselho Regional Profissional - Contribuição anual ;
06) Sindicato da Categoria Profissional - Contribuição anual;
07) Contas de água e esgoto (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido) e taxa de coleta de lixo (viva o Bigblack...);
08)  Contas de luz  (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido);
09)  Telefones fixo ou celular - Assinatura mensal;
10) Plano de Saúde - Mensalidade;
11) Detran - Licenciamento anual de veículo, transferência e renovação de carteira de habilitação;
12) Contran - Taxa de inspeção veicular- vai chegar a Manaus já, já ;
13) IRB - Seguro automotor obrigatório ;
14) Concessionárias de estradas de rodagem - Pedágios (culpa do Alfredo...);
15) Estacionamento do seu carro;
16) Terminais aeroviários e rodoviários - estacionamento ;
17) Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões de crédito, requisição de talões de cheque etc.;
18) Tomadores de conta de veículos, guardadores de lugar em filas, cambistas diversos, flanelinhas e vendedores de semáforos - Caixinha, cafezinho etc.;
19) Carteiro, lixeiro, varredor de rua, porteiro do prédio, leitores de relógios e entregadores de contas, entregadores de gás, de água etc. - Páscoa, Natal, Ano Novo etc. 
20) Mais 567 deputados federais e 81 senadores, com os respectivos dependentes. 
21) E também deputados estaduais, Prefeitos e vereadores.
22) E, ainda, mais todos os presidiários do País, por conta do Auxilio Reclusão. Eles te assaltam, matam, e você ainda ajuda a família dele.

Essa relação é uma reprodução do que circula na internet, de autoria desconhecida, mas que dá luz que muitos ainda não tomaram conta de estão pagando e reduzindo o seu poder aquisitivo. O mais estranho e sem explicação, ocorre quando o Governo titula o que nos tira todo ano como imposto de renda. Mas aí está a grande questão: Que renda possui a grande maioria dos cidadãos para ser tributada?

Veja o video anexo e qualquer semelhança...(rs,rs,rs...).

http://www.youtube.com/watch?v=XtIX7-l0dg4

(O Autor da Matéria é um pseudo estudante de comunicação e especialista em navegação na web com nevoeiro)