quarta-feira, 22 de junho de 2011

Museu Amazônico realiza projeto relacionado ao Parque Tecnológico.

O Museu Amazônico (inaugurado em 1991) está entre os setores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que compõe o Parque Tecnológico para Inclusão Social, atuando no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas.


Contando com três municípios participantes (Manaus, Parintins e Itacoatiara), o projeto "Fazendo Cultura e Arte", financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo desenvolver a promoção dos saberes tradicionais dos artesãos por meio de processos de criação e reprodução desse conhecimento, que é alcançado através da elaboração de novos produtos artísticos, essencialmente indígenas e populares.


Os produtos desenvolvidos (inspirados em objetos de acervo do próprio Museu) envolvem materiais e técnicas diversas como trançado, cerâmica e madeira, relacionados com o passado das populações locais amazônicas. 

Por meio do desenvolvimento de novos produtos há a possibilidade de geração de renda para os artesãos, e inclusive a contribuição para desenvolver tecnologias sociais que poderão se adequar às necessidades das próprias populações envolvidas no projeto.

Considerando a importância dessas manifestações, o projeto também contempla a criação ou revitalização de centros de referências culturais nestas cidades, com a finalidade de promover cursos de capacitação de pessoas, produção de pesquisa, autogestão e sustentabilidade de atividades culturais.

Por Afrânio Gomes e Thamires Clair

Nenhum comentário:

Postar um comentário