sexta-feira, 13 de maio de 2011

Novo Centro de Processamento de Dados (CPD) e sistema de segurança na Ufam

Por James de Magalhães


          Um novo Centro de Processamento de Dados (CPD) ou Data Center (em inglês), começou a ser instalado no início de janeiro, no setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Faculdade de Tecnologia (FT), com término da instalação prevista para o mês de maio. O CPD aumentará a capacidade de armazenamento e triplicará o poder de processamento de dados da universidade, pois o atual parque de tecnologia, que se encontra no setor Sul, já é bastante defasado, não respeita as normas internacionais de segurança e não é mais eficiente devido ao grande fluxo de informações geradas pelo aumento de estudantes e funcionários, que atualmente correspondem a 25.000 e 5.000, respectivamente.

       O centro terá sistemas para extinção de incêndio, detecção precoce de fumaça, acesso controlado com monitoramento permanente e ar-condicionado de precisão para manter a temperatura constante. O ambiente operacional será monitorado permanentemente, em todos os aspectos, físico e lógico. Oito câmeras serão responsáveis pelo monitoramento externo e interno. Para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda de fornecimento, o suprimento de energia, além da concessionária local, contará também com geradores como fonte de alimentação ininterrupta. O custo total está orçado em R$ 2.800.000.

          Segundo o diretor do CPD, Rony Peterson, em resposta às reivindicações dos estudantes por melhorias da segurança, devido aos assaltos ocorridos ano passado, juntamente ao projeto do novo centro de processamento de dados, está sendo instalado um Sistema de Segurança para o Campus Universitário.  O sistema incluirá cinquenta e cinco câmaras de monitoramento com visão noturna e proteção física própria, sendo cinquenta para áreas internas (corredores) e cinco para áreas externas (estacionamentos). Terá ainda uma sala de monitoramento localizada no setor Sul, sob responsabilidade da Prefeitura do Campus Universitário (PCU). O sistema custará R$ 200.000.







Nenhum comentário:

Postar um comentário