terça-feira, 19 de abril de 2011

Reativação do CUCOS

 Por James de Magalhães

Falta de professores, infra-estrutura adequada, como bloco específico para salas de aula para o curso de comunicação, laboratório de informática, laboratório de fotografia e vídeo, recursos midiáticos (televisores, projetores multimídia), estúdio de televisão e rádio, falhas na nova grade curricular do curso de jornalismo são alguns dos muitos e variados problemas pelos quais os acadêmicos de Comunicação Social - Jornalismo/Relações Públicas enfrentam na Ufam. A fim de tentar solucioná-los, foi realizada no último dia 18, no Auditório Rio Negro, uma assembléia com o objetivo de reativar as atividades e funcionalidades atribuídas ao CUCOS (Centro Universitário de Comunicação Social). 

O centro tem a finalidade de representar todos os estudantes de comunicação social frente a universidade e exigir de forma incisiva e organizada soluções para os problemas que acontecem diariamente e, assim, poderem ter uma aprendizagem mais completa e proveitosa durante a graduação.

A assembléia iniciou às 10 horas e contou com grande participação dos acadêmicos de comunicação social que, inicialmente, participaram de uma votação para decidir qual seria a nova forma de gestão do centro acadêmico. Dois modelos de gestão foram colocados, o presidencialismo e o parlamentarismo. De forma quase unânime o parlamentarismo foi escolhido para ser a nova forma de gestão do CUCOS. Esse modelo propõe a eleição anual de um conselho composto por um representante e um vice-representante de cada turma, de cada período, totalizando 16 representantes. Eles estabelecerão a relação entre os estudantes, a universidade e o Departamento de Comunicação (DECOM), visando uma maior interação, comunicação e meios para que seja resolvido os problemas do curso.

Num segundo momento, ficou combinado que o conselho se reunirá, juntamente com os estudantes, para redigir a nova estatuinte, estabelecer diretrizes e os próximos passos do centro acadêmico. 


Sem dúvidas, o que se sentiu é que a reativação do CUCOS deu um gás a mais e um fio de esperança aos estudantes que, literalmente, sonham com um curso mais completo, moderno, dinâmico e de excelência. Agora é esperar que a instituição seja parceira do centro acadêmico e que juntas possam fazer com que o curso cresça mais ainda.










3 comentários:

  1. Muito obrigado por divulgar nossa tentativa de organização. Esperamos mesmo que haja boa vontade e participação de todos os lados, por que se todos nós nos envolvermos, só temos a colher as melhorias. Contudo, uma coisa em seu texto ficou mal colocada: Segundo nossa proposta, não haverão mais eleições anuais, pois os representantes de turma permanecerão no CUCOS até se formarem (a não ser que haja algum impedimento ou que a turma ache melhor trocar o representante), o que permitirá que a diretoria possa fazer um trabalho mais prolongado e não dará margem à brigas político-partidárias, pois não haverão chapas em disputa, apenas um grupo representando e massa que o cobrará, tendo um participante do CUCOS dentro de cada sala, criando um elo maior com as turmas.

    Esperamos contar com o vosso apoio sempre!

    Sobreira Júnior - Acadêmico de RP - 3º Per.

    ResponderExcluir
  2. bem colocado, Júnior. conforme forem entrando turmas novas, e outras forem se formando, o conselho vai se renovando.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o blog, aproveitei para ler esta matéria que me interessa bastante e as outras, gostei muito. Parabéns !

    ResponderExcluir