A instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Amazonas, Hemoam, é responsável pelos processos de captação, coleta, tratamento e distribuição de sangue. Atua na capital e nas Unidades de Coleta e Transfusão no interior. Integra a rede nacional de hemocentros e segue as diretrizes do Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados (Pró-Sangue) do Ministério da Saúde.
Falar do Hemoam, é lembrar desta atitude tão nobre, que é doar sangue, mas que poucos praticam esta boa ação. Perceba você que ninguém está livre de precisar de uma transfusão. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto, sem tempo; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta? - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa. Seja diferente! Partilhe seu tempo, praticando a solidariedade de multiplicar a vida!
Para doar é fácil ao chegar na sede do hemoam localizada na Av. Constantino Nery apresente seus documentos e faça um cadastro. Em seguida alguns exames serão feitos para constatar que a doação poderá ser realizada. Então na sala de doações apenas cerca de 450 ml de seu sangue serão recolhidos. O doador deve trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A coleta de sangue não causa dor ou lesões ao doador.
Sempre é bom frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
Maria do Carmo (doadora) nos conta sua opinião: “Eu vejo que as pessoas precisam. Um ato de amor ao próximo a gente doar sangue, porque eu já precisei de sangue e to disponível enquanto tiver saúde e vida eu venho doar sangue”.
Façamos isso também! Vamos doar! Tamu junto, nesta boa ação! SEJA UM DOADOR DO FUTURO! SEJA HERÓI POR UMA VIDA!
Att Fernanda Silva
ötima iniciativa e excelente texto, muito orgulho da minha aluna.
ResponderExcluirrealmente é um tema superimportante! parabéns, nanda! :)
ResponderExcluir