sexta-feira, 6 de maio de 2011

15 anos de 'Pânico'



Há exatos 15 anos, o mestre do terror Wes Craven e o roteirista Kevin Williamson lançavam nos cinemas ‘Pânico’, um filme que prometia revitalizar o gênero slasher – até então esquecido ou sem nenhum filme de tanto impacto desde ‘Halloween’.

O filme acompanha um grupo de jovens que passa a receber telefonemas de um maníaco viciado em filmes de terror. Ele faz às vítimas diversas perguntas sobre filmes do gênero e quem erra, morre.

‘Pânico’ foi lançado nos cinemas norte-americanos no dia 22 de dezembro de 1996 e logo se tornou uma febre entre os críticos e público de todo o mundo. Para se ter uma noção, apenas nos Estados Unidos o filme arrecadou incríveis 103 milhões de dólares e se tornou uma das produções mais lucrativas do ano (o filme teve um orçamento modesto de 14 milhões).

Como o próprio personagem Stuart (Matthew Lillard) diz no longa, hoje em dia tudo tem que ter uma sequência! Com ‘Pânico’ não foi diferente, duas sequências foram lançadas: ‘Pânico 2’ (1997) e ‘Pânico 3’ (2000) – ambos fizeram sucesso nas bilheterias mundiais, mesmo com a fraca recepção dos críticos à 3ª parte.

Vários pontos fizeram com que ‘Pânico’ e suas sequências se tornassem esse fenômeno que são até os dias de hoje. Os filmes têm como marca os diálogos inteligentes e dinâmicos em relação a filmes de terror (daqueles que só os fãs do gênero conseguem entender as piadas) e o elenco, sempre repleto de ídolos adolescentes como: Drew Barrymore, Neve Campbell, Courtney Cox, Sarah Michelle Gellar, Emma Roberts e Hayden Panettiere. Os diversos cameos, ou participações especiais, são outro ponto alto da franquia, Linda Blair, Wes Craven, Kevin Williamson, Joshua Jackson, Tori Spelling, Luke Wilson, Carrie Fisher, Anna Paquin e Kristen Bell já passaram pelos filmes.

Pânico 4

Onze anos depois do último filme da série, chega aos cinemas mundiais 'Pânico 4'. Lançado no dia 15 de abril deste ano, o filme tem como desafio repetir o que seus antecessores fizeram: revitalizar o gênero que, mais uma vez, entrou em declínio. Desde 'Pânico 3' foram poucos os filmes de terror que trouxeram algo novo ao público - que não fosse tortura excessiva (como os filmes da série 'Jogos Mortais') ou remake de algum terror japonês.

Em 'Pânico 4', Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela se reencontra com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) - agora casados - assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente, o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro em perigo.

Segundo Craven, este promete ser o filme mais sangrento e com maior número de vítimas da série. Prova disso é o extensivo elenco do longa, que ainda conta com Hayden Panettiere, Adam Brody, Rory Culkin, Marley Shelton, Erik Knudsen, Nico Tortorella, Anthony Anderson, Marielle Jaffe, Alison Brie, Aimee Teegarden, Brittany Robertson, Anna Paquin, Kristen Bell, Lucy Hale e Shenae Grimes.


Gabriel Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário