domingo, 8 de maio de 2011

UM TOQUE DE MOTIVAÇÃO: NÃO AO USO EXCESSIVO DE SACOLAS PLÁSTICAS. SACO É UM SACO! PRECICLE!

Por Fernanda Silva         

          Eis que um belo dia você tome a decisão de fazer a sua parte por um planeta menos poluído e viável para as futuras gerações… E por onde começar? É tanta coisa que você já leu na internet, já viu na televisão, já ouviu dos amigos – um oceano de informações, às vezes até contraditórias. Mas você que quer fazer alguma coisa, que resolveu não querer mais ficar simplesmente observando o caos se instalar… Sinta-se a vontade para somar! O resgate de um planeta mais saudável!
          Vamos lá... Um assunto pouco conhecido e muito importante é a preciclagem. E você sabe o que é? Você sabia que 40% do que compramos é lixo. Recentemente foi introduzido o conceito de preciclagem que corresponde a preocupação do consumidor em diminuir a produção de resíduos logo no ato da compra. Optando pelos produtos de material biodegradável ou reciclável. Se quando formos as compras fizermos as opções corretas evitaremos que o excesso de materiais nocivos ameacem o meio ambiente e a preservação de recursos naturais. Preciclar é se perguntar sobre que tipo de material está embutido em todas as etapas de produção do produto que você está querendo comprar. Aí surge a pergunta... Essa embalagem pode ser reutilizada? Pode ser reciclada? Qual o seu nível de biodegradação? Caso não possa ser reaproveitado: quanto tempo leva para ser reabsorvido pela natureza, já que o seu destino será o lixo.
          O primeiro gesto passa por evitar o excesso de embalagens, recusar todos aqueles papéis, sacolas plásticas e saquinhos com que os comerciantes nos brindam. Quantas sacolas plásticas você já usou esse ano? PERDEU AS CONTAS? A natureza continua contando...
          Para não piorar a poluição plástica podemos adotar hábitos simples de preciclagem como: levar de casa a sacola não descartável, recusar todos aqueles saquinhos desnecessários. O que fazemos com eles quando chegamos em casa? Jogamos no lixo, ou seja, em algum lugar do planeta. Evite consumir copos descartáveis, no trabalho adote canecas de louça. Sempre que tiver a possibilidade de escolher, opte pelas embalagens de papel em detrímetro dos plásticos. No caso da limpeza doméstica existem já algumas alternativas menos agressivas para o ambiente. Nos detergentes para lavagem de roupa dê preferência aos isentos de fosfato, ou seja, biodegradáveis. Nossa responsabilidade com o meio ambiente e com uma vida melhor para todos começa com as nossas escolhas. Conscientes, e não simplesmente acomodados com o que está sendo ofertado na prateleira.
          Viver bem, às vezes, é só uma questão de recomeçar, reaprender, reciclar. Avaliando erros para gerar acertos, mudando trajetos para entender os caminhos, olhando a vida, todo dia, com o coração novinho em folha. A hora é agora! Precicle seus conceitos! Reflita antes da compra! Pratique o Reutilizar, Reciclar e Reduzir!
Fontes (fotos): http://www.lu3.com.br/ http://www.g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário