Entre outras redes sociais, o Tumblr tem se popularizado no Brasil desde o ano passado.
O Tumblr (pronuncia-se tâmbler) é uma plataforma de blogging unida com a interatividade das redes sociais. O sistema possibilita compartilhar links, vídeos e imagens, além de ter incorporado a ferramenta de “seguir” amigos que surgiu com o Twitter, você pode acompanhar outros tumblogs em uma timeline.
Pode ser resumido como um blog de textos curtos, mas não chega a ser um microblog. O Tumblr pode ser colocado numa categoria intermediária, entre o Twitter e o Wordpress.
Além de fáceis e rápidos de serem utilizados, os tumblogs tem toda comodidade de leitura proporcionadas pelo RSS e uma grande galeria de bonitos layouts gratuitos, o que costumamos ver em plataformas como o Blogger ou Wordpress.
O serviço foi criado em 2007 por David Karp, na época com 21 anos, juntamente com Marco Arment, como líder de desenvolvimento, utilizando o Wordpress como CMS base para sua criação. 75000 blogueiros que utilizavam outros sistemas logo mudaram para a plataforma, e desde então o serviço recebeu mais de 3 milhões de usuários, e, aproximadamente, 16 milhões de blogs.
A rede aposta na simplicidade. A postagem de qualquer tipo de conteúdo é rápida e fácil, assim como a disseminação do conteúdo produzido pelos demais usuários.
Principais funcionalidades:
- Você pode postar facilmente fotos, textos, citações, links conversas e músicas (com a limitação de uma mp3 por dia), de acordo com as opções que a Dashboard oferece.
- Você pode dar reblog em qualquer post de um usuário do Tumblr, do mesmo jeito que qualquer pessoa pode dar reblog nos seus posts. Os reblogs geram uma lista de “notes” que mostram todos os outros que também reblogaram aquele post.
- Não é necessário que você poste conteúdo absolutamente original. O tumblog é uma opção válida para quem não quer escrever muito ou elaborar demais seu conteúdo, mas apenas compartilhar links, citações e imagens.
- Na Dashboard, seu painel de controle, você encontra os dados dos seus blogs e acompanha as atualizações dos usuários que você segue. Como no Twitter, você não precisa atualizar para ver se há posts novos: um balão vermelho aparece no topo da página te dando os números de novas postagens.
- Todos os posts exibem o ícone de um coração que te dá a opção de like, gostar, de uma publicação. É, mais ou menos, o mesmo princípio do curtir do Facebook.
- O Ask Me possibilita a criação de perguntas anônimas ou não, como acontece no Formspring.
- É possível a criação de tags para classificar posts semelhantes do seu tumblog.
- Você pode ter mais de um tumblog na mesma conta.
- Postagens diretas pelo celular.
Com a crescente popularização, e pela facilidade de compartilhar conteúdo através desse sistema de blogging, surgiram muitos tumblogs virais, blogs com um assunto específico que geralmente fazem piadas com ícones da cultura pop.
No Brasil começou com o “Porra, Mauricio”, que faz piadinhas com os gibis da Turma da Mônica, e hoje há ícones como “Fica, Vai Ter Bolo”, “Exalta Tumblr” e “Parede de Pobre”.
Você pode saber mais sobre o Tumblr nos links abaixo:
Meninos do 'Fica, Vai Ter Bolo' ensinam a criar Tumblr da hora - FolhateenEntrevistamos David Karp, o criador do Tumblr - Info
Subversão "nonsense" ataca redes sociais - O Globo
Por Irena Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário