segunda-feira, 23 de maio de 2011

APOCALIPSE BURROCRÁTICO NOW

Por José Carlos Lazanha - Especial para o LabF5.

O que é uma empresa estupidamente burocratizada? Suponhamos que o mundo vai acabar daqui a duas semanas, no dia 03 de junho, uma empresa nos moldes do nosso atual mundo corporativo, por meio de um trabalho interno de sua assessoria de comunicação social, daria conhecimento a todos os seus empregados, mais ou menos da seguinte forma :

              Manaus –AM em 24 de maio de 2011.

      Para: todos os colaboradores.
                                                    
                                                                 Assunto: fim do mundo.

Prezados colaboradores.

Como vem sendo amplamente divulgado pelos meios de comunicação, o mundo vai acabar no próximo dia 03 de junho. Por isso, pedimos a máxima colaboração de todos, na observância das seguintes medidas.  

Primeiro. Por única e exclusiva liberalidade da empresa, não haverá expediente no dia 03 de junho

Segundo. No dia 02, véspera da catástrofe, o expediente será encerrado uma hora mais cedo, para a realização da dedetização trimestral de rotina de nossos escritórios.

Parágrafo único, antes do horário da saída dos colaboradores, os chefes de departamentos devem entregar ao setor comercial, os relatórios mensais da presença de insetos, aracnídeos e outros tipos de artrópodes encontrados vivos ou mortos nas dependências sob sua supervisão durante o trimestre passado.

Terceiro. Todos os documentos pendentes devem ser empacotados e enviados ao arquivo morto.

Parágrafo único. Não serão admitidas, sob nenhuma hipótese, piadas de mau gosto sobre o arquivo morto.

Quarto. As carteirinhas do convênio médico e os crachás devem ser devolvidos até o dia 02 ao senhor Pancrácio, no Setor de Registros.

Parágrafo Único. O não atendimento dessa determinação implicará o cancelamento imediato das referidas carteirinhas e descredenciamento das senhas de acesso dos crachás.

Quinto. Ficam proibidas quaisquer tipos de demonstrações de paranóia coletiva, como as registradas no dia de ontem, 23 de maio, quando, no intervalo do almoço, um grupo de funcionárias começou a chorar copiosamente, sendo que se tal fato vier a se repetir, a Direção, imediatamente, suspenderá o intervalo para cafezinho.

Sexto. Fica também proibida a utilização do sistema de comunicação corporativa, seja pelos terminais telefônicos, emails, facebook, SMS e etc, para a difusão de qualquer tipo de manifestação sobre qualquer assunto diferente daqueles do interesse operacional desta empresa.

 Sétimo. A Direção concorda com os argumentos de que tudo neste mundo, possivelmente, será carbonizado, mas reserva-se o direito de manter a proibição ao tabagismo nas dependências da empresa,inclusive nas áreas externas, mesmo após o próximo dia 03 de junho.

Oitavo. Na hipótese de existir algum tipo de vida após a morte, todos os funcionários devem se apresentar no estado em que estiverem, gasoso, líquido ou sólido, prontos para o expediente normal no dia 06.

         Parágrafo Primeiro. Quem faltar ao expediente no dia 06 e seguintes e não apresentar qualquer justificativa acoplável ao previsto na regulamentação interna, como exemplo a contração de doença grave ou contagiosa, parto ou mal súbito, devidamente comprovados, por atestado fornecido pelo médico conveniado, sofrerá os sancionamentos previstos na mesma regulamentação, além do desconto dos dias não trabalhados.

         Paragráfo Segundo. Aqueles que por algum motivo, não conseguirem registrar a sua presença no relógio de ponto biométrico, deverão ir ao setor de pessoal e procurar o que sobrou da senhora Larissa, e justificar o motivo de sua impossibilidade para que sejam tomadas as providências pertinentes e seja abonada a sua falta constante do sistema, pela assinatura do livro de ponto.

         Parágrafo Terceiro. A confraternização dos aniversariantes do mês de junho, caso cumprido o constante no presente item, fica confirmada para o dia 10, sexta-feira no refeitório da empresa e no mesmo horário anteriormente programado.

        Nono. Qualquer ocorrência decorrente do referido evento que resulte a incapacidade laborativa  de qualquer colaborador, não terá a cobertura do plano de saúde empresarial nem gerará para ele, qualquer direito previdenciário.

         Décimo. Finalmente, no caso de ocorrer a abordagem pela imprensa a qualquer colaborador quanto aos fatos ocorridos no dia 03 de junho deste ano, a direção informa que não estão autorizadas quaisquer manifestações, declarações ou opiniões individuais. O posicionamento oficial da direção geral será disponibilizado à imprensa a partir das 9 horas do dia 06 de junho, primeiro dia útil, posterior ao ocorrido, por meio de um release, as mesmas informações nele contidas, estarão disponibilizadas ao colaboradores no início do expediente, sendo cópias do documento, afixadas nos quadros  murais de cada setor e também, enviada, via e-mail, para o público interno.

Bom juízo final para todos.

Atenciosamente,

A Direção.

O autor deste artigo é um pseudo estudante de comunicação social e acredita no juízo final pleno, amplo e irrestrito inclusive para o Obama, Sarcozzi, Berlusconi, Delúbio, Pallocci, Schwarzenegger...

 Texto inspirado em artigo constante do livro o Melhor de Max Gehringer na Rádio CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário